Paixão infinita

Parabéns, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Tricolor completa 118 anos de história

15 SET 2021 00:23 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Quinze de setembro de 2021. Parece que foi ontem, mas já se passaram 118 anos. O tempo não para, mas saber parar e olhar pra trás, faz com que possamos valorizar todo o caminho percorrido.

Fazendo um exercício de imaginação, o que será que diria Cândido Dias da Silva se soubesse no que seu sonho se transformaria?

Era apenas uma bola e o anseio de um grupo de jovens. Hoje é a paixão maior de uma nação de seguidores.

Provavelmente ele não imaginaria.

O que ele diria se soubesse que aquele pequeno terreno adquirido por 10 contos de réis na divisa com a chácara dos Atiradores Alemães, nos Moinhos de Vento, seria a semente da maior e mais bonita arena esportiva da América Latina?

Ele não imaginaria.

E o que diria se soubesse que aquele modesto troféu do Wanderpreis conquistado em 1906 após três vitórias consecutivas sobre o Fussball se transformaria num museu repleto de conquistas inesquecíveis?  Ah! E que o próprio Wanderpreis estaria em destaque após mais de um século?

Certamente não imaginaria.

E o que Cândido Dias da Silva diria se soubesse que aqueles homens bem vestidos e mulheres com elegantes chapéus que desfilavam pelo pavilhão da Baixada são representados hoje por mais de oito milhões de pessoas espalhadas por todo o Brasil e outras milhares pelo mundo?

Difícil de se imaginar.

E o que ele diria se ficasse sabendo que aquele uniforme que nasceu havana e azul, mudando para azul e preto, seria hoje uma das mais temidas, respeitadas e cobiçadas camisas do planeta?

Provavelmente não imaginaria.

E quanto àquele grupo de amigos que chutavam a bola, correndo de um lado pra outro, sem se preocupar com questões técnicas e táticas? O que será que diria Cândido Dias da Silva se soubesse que hoje eles seriam venerados com bustos, estátuas ou marcas em uma Calçada da Fama? 

Jamais imaginaria.

E se, por acaso, ele ficasse sabendo que aquele sonho colocado em prática num restaurante na rua José Montaury, foi levado adiante por abnegados, que dedicaram tempo, suor do trabalho, e, as vezes, a própria vida em prol de uma paixão inexplicável?

Se soubesse que avôs, pais, filhos, gerações e gerações, ultrapassariam a barreira do tempo dividindo abraços, sorrisos e  lágrimas? 

Se soubesse que o seu Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense fosse ser conhecido por sua garra, sua força, seu espírito guerreiro e a característica de jamais baixar a cabeça diante das adversidades?

Ah! Certamente isso ele imaginaria.

Parabéns, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense!

Parabéns, torcedor gremista!

Tenha orgulho de ser Tricolor. Nossa história é muito grande!