Transição

Grêmio abre segunda fase do Brasileiro de Aspirantes com goleada sobre o Figueirense

Tricolor abriu 5 a 0 já no primeiro tempo e ampliou com mais quatro gols na etapa final

19 AGO 2021 16:52 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Sob um forte calor superior aos 30°c na tarde desta quinta-feira (19), no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, a equipe do Grêmio entrou em campo pela primeira rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Com gols de Elias (três vezes), Wesley, Vini Paulista (duas vezes), Thiago Rosa (duas vezes) e Bitello, o Tricolor goleou a equipe do Figueirense pelo placar de 9 a 0 e somou os primeiros três pontos desta fase na competição. 

Já nos primeiro minutos, o time do Grêmio mostrou superioridade e criou as melhores oportunidades na partida. Elias Manoel chamou a marcação e possibilitou a abertura de espaços nos avanços de Wesley e Vini Paulista. 

Logo aos 12 minutos da etapa inicial, Elias Manoel aproveitou cruzamento na pequena área e subiu no meio da zaga para abrir o placar e marcar o primeiro gol do Tricolor. 

Não demorou muito para Elias apresentar outra boa jogada que originou o segundo gol gremista. Aos 20 minutos, Elias cruzou para Wesley cabecear e obrigar um milagre por parte do goleiro adversário. Na sequência da jogada, Pedro Lucas cruzou da esquerda e Wesley pode concluir para ampliar o placar e anotar o 2 a 0 para o Grêmio. 

Aos 31 minutos, um dos lances mais bonitos da partida pelo passe que Mateus Sarara, que achou Vini Paulista entrando no meio da marcação. O atacante Tricolor avançou na área e chutou para marcar o terceiro do Grêmio. 

O quarto gol, aos 35 da segunda etapa, nasceu em boa jogada pelo lado direito, com cruzamento e Wesley, para Thiago Rosa completar e marcar mais um na goleada Tricolor em Eldorado do Sul. 

Mesmo com o placar elástico no fim do primeiro tempo, o time comandado pelo técnico César Lopes manteve o ritmo acelerado e ampliou com Elias, novamente. Após cruzamento na grande área, o goleiro fez um milagre espalmando, mas a bola caiu nos pés de Elias que empurrou para o fundo das redes anotando 5 a 0 para o Grêmio. 

Na volta para o segundo tempo, César Lopes realizou duas modificação, promovendo a entrada de Juan Christian e Bitello no lugar de Wesley e Sarará. E a troca surtiu efeito logo no primeiro lance da etapa final, pois antes de completar um minuto de bola rolando, Juan Christian tocou para Bitello marcar e deixar o placar em 6 a 0. 

Aos seis minutos, o nome do jogo ampliou e marcou o terceiro. Elias Manoel aproveitou que a zaga do Figueirense estava atordoada e fez o 7 a 0 após forte chute em diagonal, dentro da área,  no canto do goleiro. 

Com 14 minutos da etapa complementar, Elias Manoel não foi fominha. Arrancou em velocidade, ganhou da marcação dentro da área e tocou para o meio, deixando a missão de anotar o oitavo gol para Vini Paulista, que chutou sem chance para o goleiro do Figueirense.

O técnico César Lopes promoveu duas alterações após o oitavo gol gremista, tirando o artilheiro da partida, Elias Manoel, que marcou três vezes para entrada de Guilherme Beléia e a saída de Vini paulista, autor de dois gols na partida, para entrada de Émerson.

Nos minutos finais de segundo tempo, César Lopes promoveu a quinta e última alteração, colocando rafael Costa no lugar de Ericson.

Thiago Rosa aproveitou boa jogada do Grêmio pelo lado esquerdo e dentro da área, chutou sem marcação para anotar o seu segundo na partida e o 9° gol do Grêmio sobre o Figueirense. 

Já nos acréscimos do jogo, Pedro Lucas cobrou um pênalti que acertou a trave, desperdiçando a oportunidade do 10° gol.

Com a vitória de 9 a 0 sobre o Figueirense, o Grêmio conquistou seus primeiros três pontos nesta segunda fase, quando irá enfrentar adversários em jogos de ida e volta. O próximo compromisso do Grupo de Transição do Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes, será no dia 26 de agosto, 15h, contra o Ceará, em Itaitinga, Ceará. 

Escalação:
Felipe, Thomas Luciano, Ericson (Rafael Costa), Emanuel e Thiago Rosa; Jhonata Varela, Mateus Sarará (Bitello) e Pedro Lucas; Wesley (Juan Christian), Vini Paulista (Émerson) e Elias Manoel (Guilherme Beléa).
Técnico: César Lopes

Fotos: Cristiano Oliveski / Grêmio FBPA

Grêmio 9x0 Figueirense (Campeonato Brasileiro de Aspirantes)