Vitória!

Com dois gols de Hiago, Grêmio vence o Botafogo pelo Brasileirão Sub-17

Grêmio foi aos 10 pontos e mantem chances de classificação para próxima fase

19 JUN 2021 17:12 | Atualizado em 21 JUN 2021 10:52 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio manteve suas chances de classificação para a próxima fase do Campeonato Brasileiro Sub-17, ao vencer o Botafogo na tarde deste sábado (19), no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Com dois gols de Hiago, o Tricolor foi aos 10 pontos no Grupo A da competição. 

A equipe comandada pelo técnico Douglas Rodrigues começou a partida tendo que suportar uma forte pressão dos visitantes. O time carioca explorou bastante os lados com chegadas que foram anuladas pela boa marcação Tricolor e no bom trabalho do goleiro Cassio. 

Em uma partida que começou bem estudada, o time do Grêmio usou a paciência para buscar os espaços, controlando o meio campo e investindo pelas laterais com avanços rápidos. O Botafogo forçou a marcação e cometeu muitas faltas na partida. Aos 19 minutos, após forte chegada do adversário, Athos precisou de atendimento médico e teve que ser substituído por Mateus Lusuardi.

A recompensa pelo trabalho cauteloso veio aos 24 minutos. Wesley recebeu no meio, avançou pela ponta direita da área e chutou com força para defesa parcial do goleiro, que largou a bola nos pés de Hiago. O atacante gremista empurrou para o fundo do gol abrindo o placar no CFT Hélio Dourado. 

Com desvantagem no placar, os visitantes abriram a marcação e o setor ofensivo do Grêmio conseguiu criar com mais tranquilidade. Aos 32 minutos, João Marcos cruzou na área para cabeceio de Karele, que mandou por sobre o gol. Com 43, Arthur Viana chegou na frente do gol e finalizou para defesa do goleiro. Com 47 minutos do primeiro tempo, mais uma ótima chegada com Elisei, que aproveitou erro da zaga e chutou, mas a bola raspou no zagueiro, na trave, e foi para fora.

O técnico Douglas Rodrigues não realizou nenhuma alteração na volta do intervalo. A equipe visitante manteve o ritmo acelerado em busca do empate, mas assim como no primeiro tempo, foi dominada pela marcação do meio e a forte presença dos zagueiros. 

Logo aos 3 minutos da etapa final, João Marcos teve boa chance, mas o goleiro do Botafogo se esticou todo para fazer a defesa e evitar o segundo gol gremista. Com 8 minutos, Hiago chegou a tocar para o fundo das redes, mas o lance foi anulado por impedimento do atacante gremista. 

Aos 17 minutos, uma das chances mais claras da etapa final. Hiago aproveitou cruzamento que a zaga não afastou, mas o jogador do Grêmio acabou concluindo para fora. 

Aos 25 da etapa complementar, o técnico Douglas Rodrigues realizou duas substituições, entrando Isaac no lugar de Eliseu e Gustavo substituiu Cheron. 

Predestinado, Hiago soube aparecer novamente em ótima jogada pela direita. Aos 29 minutos, aproveitou cruzamento, subiu no meio da zaga adversário e tocou de cabeça para marcar o segundo gol do Tricolor na partida. 

O Tricolor ainda teve uma chance de marcar o terceiro na partida. Aos 45 do segundo tempo, Daniel entrou na área e foi derrubado. O capitão Karele acabou desperdiçando a cobrança no chute que bateu no travessão e foi para fora. 

Com este resultado, o Grêmio ficou n quinta colocação com 10 pontos. A próxima partida será fora de casa, contra o Palmeiras, na 8° Rodada da competição, dia 26 de junho, às 15h, em São Paulo. 

Escalação: Cassio, Cristiano, Karele, Athos (depois  Mateus Lusuardi), Alan Sander; Cheron, João Marcos (depois Lidorio), Hiago; Wesley Costa (depois Daniel), Arthur (depois Alysson) e Eliseu.
Técnico: Douglas Rodrigues

Fotos: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Brasileirão Sub-17 - Grêmio x Botafogo