Formação

Atletas que iniciaram na Escola do Grêmio compõem grupo profissional

Dez jovens revelados no CT Cristal, hoje disputam competições pelo grupo principal

22 MAR 2021 17:38 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A Escola do Grêmio tem como objetivos formar atletas de alto nível e abastecer o Clube com jogadores de qualidade e, ao longo dos últimos anos, tem construído uma trajetória de sucesso e reconhecimento no meio em que atua. Grandes atletas já foram revelados e, atualmente, dez deles atuam no elenco principal: Jean Pyerre, Ferreira, Darlan, Guilherme Azevedo, Guilherme Guedes e Léo Chú já integram o grupo profissional. Já Pedro Lucas, Mateus Sarará, Victor Bobsin, e Patrick fazem parte do Grupo de Transição, mas estão disputando jogos oficiais pela equipe principal.

Os jogadores iniciaram sua trajetória nos campos do CT Cristal, oriundos das diversas áreas da Escola: Iniciação, Seleção, Formação e Conveniadas. Victor Bobsin chegou ao Clube com 8 anos de idade, já o volante Mateus e o atacante Guilherme Azevedo ingressaram no Grêmio aos 9. O meia Jean Pyerre e o lateral Guilherme Guedes com 10. Os atacantes Léo Chú e Patrick com 11 anos e os volantes Darlan e Pedro Lucas com 12. Já o atacante Ferreirinha treinava na Escola Conveniada do Grêmio Pró-Gol, de Dourados, Mato Grosso do Sul, e chegou em 2010, para compor a categoria sub-16.

Para o coordenador geral da Escola do Grêmio, William Mikhailenko, o sucesso na formação de jogadores está na continuidade do trabalho que é feito nas Categorias de Base e no respaldo dado pela diretoria, através do diretor geral José Cássio Soares Rodrigues. “Isso só é possível pela política adotada pelo Clube, de acreditar que a formação do jovem é de médio a longo prazo e requer trabalho e desenvolvimento. É uma satisfação imensa para a Escola quando os atletas chegam ao elenco principal, esse é o nosso maior troféu”, destaca.

Durante o período em que treinaram juntos nas categorias da Área de Formação, puderam crescer com a vertente metodológica e os princípios praticados na Escola. A Instituição, além da preocupação com a formação técnica, desde cedo ensina também a convivência em sociedade e os valores sociais para isso. Além dos jogadores que atuam atualmente no Clube, outros grandes atletas que iniciaram na Escola do Grêmio fizeram história com a camiseta tricolor. Ronaldinho Gaúcho, Marcelo Grohe, Douglas Costa, Anderson, Cássio e Tetê são exemplos disso.


 

Área de Formação

A Área de Formação é destinada ao desenvolvimento da formação global dos atletas, levando em consideração a aprendizagem e o rendimento esportivo em amistosos, torneios e competições oficiais. Os atletas representam o Clube nas categorias sub-8, sub-9, sub-10, sub-11, sub-12 e sub-13 em competições oficiais e, nos últimos cinco anos, já conquistaram nove campeonatos mundiais, 18 sul-americanos e 26 gaúchos. 

Confira a galeria de imagens da última partida em que os atletas estiveram em campo, contra o Aimoré, pelo Gauchão 2021.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA