Escola de Futebol

Atletas da Escola de Futebol do Grêmio integram categoria sub-18 das Gurias Gremistas

A meio-campo Mariana Pires, a lateral-esquerda Eduarda Figueiró, a volante Isadora Maestri e a atacante Núbia Dotto integram a categoria e disputam o Campeonato Brasileiro da modalidade

27 JAN 2021 16:37 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Em novembro de 2020, o Grêmio deu início a categoria feminina Sub-18, com o intuito de disputar competições de alto nível e formar atletas para o elenco principal. Entre as 25 jogadoras que compõem o grupo, quatro delas são oriundas da Escola de Futebol do Clube. Desde o último ano, a meio-campo Mariana Pires, 17 anos, a lateral-esquerda Eduarda Figueiró, 17 anos, a volante Isadora Maestri, 18 anos e a atacante Núbia Dotto, 17 anos, passaram a integrar a categoria e já disputam sua primeira competição na modalidade: o Campeonato Brasileiro, que teve início neste mês, em Sorocaba-SP.

As atletas iniciaram sua trajetória no Grêmio nos campos do CT Cristal. Mari Pires, Duda Figueiró e Isa, como são chamadas, chegaram no Tricolor em 2018, quando se matricularam na Área de Iniciação da Escola, ambas com 14 anos. Já Núbia, ingressou no Clube aos 16 anos, através de uma avaliação realizada em Agudo, cidade localizada no interior do Rio Grande do Sul.

Durante o período em que treinaram junto às categorias femininas sub-14 e sub-16, no CT Cristal, as jogadoras puderam crescer com a vertente metodológica e os princípios praticados na Escola. A Instituição, além da preocupação com a formação técnica, desde cedo ensina também a convivência em sociedade e os valores sociais para isso. Também é nesta faixa etária, que as atletas são incentivas a desenvolverem uma identificação com o Clube, considerando que a criação desses laços são de fundamental importância para o restante de suas trajetórias no futebol.

Além disso, a Escola também buscou oportunizar às alunas experiências que vieram a contribuir para os seus desenvolvimentos desportivos, como competições de níveis nacionais e estaduais. As atletas já haviam disputado a Liga de Desenvolvimento e o Campeonato Brasileiro Sub-16, organizados pela CBF, além do Campeonato Gaúcho, coordenado pela Federação Gaúcha de Futebol. 

Para saber mais sobre o trabalho do Grêmio referente a categoria Sub-18, você pode conferir aqui.
 

Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA