Reforço!

Multicampeã, zagueira Janaína Queiroz é o novo reforço das Gurias Gremistas 

Atleta de 32 anos chega ao Tricolor para a temporada 2021

19 JAN 2021 17:15 | Atualizado em 20 JAN 2021 09:27 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio tem mais um nome de ‘peso’ para o elenco da temporada 2021. A zagueira Janaína Queiroz, que defendeu o Palmeiras em 2020 e com currículo multicampeão, chega ao Tricolor para buscar os objetivos das Gurias Gremistas no ano. Campeã do Mundial de Clubes, Libertadores da América, Copa do Brasil, da Liga Nacional e Super Taça de Portugal e com passagem pela Seleção Brasileira, a experiente atleta de 32 anos compõe o elenco feminino tricolor e vai defender o Grêmio em busca do título do Campeonato Brasileiro e do Gauchão. 

Cearense de Fortaleza, Janaína Queiroz Cavalcante começou a atuar profissionalmente em 2008, ao defender a equipe do Santos. Pouco tempo após a sua chegada na equipe santista, já teve a primeira convocação para a Seleção Brasileira sub-20, tornando-se campeã Sul-Americana. No período de quatro anos, até 2011, ajudou a equipe na conquista de dois Campeonatos Paulistas, duas Copas do Brasil, três Libertadores e um Mundial de Clubes. Nesse tempo, em 2009 passou a integrar a Seleção Principal, quando disputou e conquistou o Torneio Internacional de São Paulo. Com currículo repleto de experiência em diferentes competições e vitorioso, foi para o Centro Olímpico de Futebol Feminino, em 2012, e teve a primeira experiência fora do Brasil, ao defender o Zorky Krasnogorsk, na Rússia, em 2013. 

De volta ao Brasil, vestiu a camisa do São José-SP, tradicional equipe de futebol feminino no Brasil, assim como o Vitória de Santo Antão-PE, em 2014. Em solo nordestino, conquistou o Campeonato Pernambucano e chegou à final da Copa do Brasil no mesmo ano. A atleta retornou ao Santos em 2015, mas foi no Corinthians, em 2016, que conquistou outra Copa do Brasil e permaneceu até a temporada seguinte, quando se transferiu para o futebol europeu, em sua mais longa passagem pelo Velho Continente. Defendendo as cores do Braga-POR, integrou o time em três temporadas, teve a experiência de disputar a Champions League e foi campeã da Liga Nacional e Super Taça de Portugal, em 2018. A zagueira permaneceu até o final da temporada 2019, quando decidiu retornar ao Brasil para a disputa do Campeonato Brasileiro A1 pelo Palmeiras.  

Atenta ao desenvolvimento da modalidade no Tricolor, Janaína escolheu o Grêmio para buscar o título que ainda falta em seu currículo no futebol brasileiro e falou sobre o sentimento de vestir a camisa do Clube, ao visitar a Arena. “Venho aqui pra ajudar e fazer diferença, claro que com a ajuda da minha equipe e todos os torcedores. O Grêmio é uma equipe diferente, quando estive no Palmeiras, gostei de ver o Grêmio jogando. Um time que mescla experiência e juventude, gostei do estilo de jogo das meninas, com muita garra, e isso me cativou muito. Quero aprender com elas e também passar um pouco da minha experiência”, disse Jana, ao lado de Lua, já uniformizada, a cadela que a acompanha desde Portugal e que promete ser a ‘mascote’ das Gurias Gremistas. 

Janaína chegou desembarcou em Porto Alegre na última segunda-feira e já está integrada a equipe, na pré-temporada. 

Abaixo, confira as fotos da visita da dupla na Arena e o vídeo produzido pela Grêmio TV. 

Fotos: Jéssica Maldonado / Grêmio FBPA 

Janaína Queiroz - Novo reforço das Gurias Gremistas