Liderança

Grêmio derrota o Avaí e fica perto da classificação no Brasileiro de Aspirantes

Tricolor pode empatar na última rodada pra carimbar vaga nas semifinais

17 DEZ 2020 17:23 | Atualizado em 17 DEZ 2020 18:10 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio está muito perto da classificação para as semifinais do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Na tarde desta quinta-feira, atuando no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, o Tricolor bateu o Avaí pelo placar de 3 a 1, em partida válida pela quinta rodada na segunda fase da competição. Os gols do triunfo foram anotados por Elias Manoel e Emanuel (2).

O Grupo de Transição gremista começou dominante a partida. Logo foi envolvendo o adversário no meio-campo e conseguiu chegar ao gol inaugural aos 14 minutos. Elias Manoel recebeu o passe no meio-campo e deu o lançamento de primeira na extrema direita para Thayllon. Ele levou até a risca da grande área, ingressou, e rolou para trás. Elias Manoel chegou em velocidade para bater firme de chapa e mandar cruzado, no canto direito, sem chances para o goleiro. 1 a 0!

A partir daí o Grêmio foi diminuindo o ritmo no duelo e permitiu que os visitantes fossem ganhando terreno. Logo o Avaí foi criando oportunidades, enquanto que os contra-ataquers eram desperdiçados pelo ataque gremista. Em duas chances Elias Manoel acabou não conseguindo marcar de frente para o goleiro. Assim o castigo veio aos 37 minutos com o gol do atacante avaiano Jô.

Na etapa complementar, o Grêmio veio disposto a definir a partida. Aos 14 minutos, após cobrança de escanteio curto, Vanderson tabelou com Jhonata Varela e recebeu no fundo, já dentro da área. Antes de sair ele cruzou rasante com força na pequena área. O zagueiro Emanuel apareceu como um centroavante para entrar com bola e tudo. 2 a 1!

Aproveitando o momento de instabilidade do adversário, o Tricolor Foi pra cima e conseguiu ampliar, aso 21 minutos. Depois de rebatida da zaga avaiana em escanteio, Fernando Henrique lançou de primeira novamente na área. Pegando a defesa saindo, Emanuel veio de trás para dominar antes do goleiro e ficar com o gol aberto para estufar as redes. 3 a 1!

A equipe assumiu a liderança do grupo C com 10 pontos somados em cinco partidas. Ceará tem nove e o Vila Nova-GO ficou com sete. A definição da vaga ficará para a última rodada na segunda-feira, às 15h. O Grêmio vai até Fortaleza encarar o Ceará, podendo empatar para garantir sua vaga nas semifinais.

Escalação: Vinicius Machado; Vanderson (Abreu), Heitor, Emanuel e Jefferson (Savio); Jhonata Varela e Fernando Henrique; Léo Pereira, Thayllon (Rildo) e Elias Manoel (Emerson); Fabricio (Guilherme Dantas).

Técnico: Thiago Gomes.

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio.

Brasileiro de Aspirantes - Grêmio x Avaí