Novos reforços do exterior

Grêmio contrata mais dois atletas sulamericanos para as categorias de base

Colombiano Kevin e uruguaio Mateo foram observados pelo setor de captação

19 NOV 2020 11:45 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Mais dois atletas vindos de paises vizinhos ao Brasil na América do Sul chegaram para reforçar a base gremista. O colombiano Kevin Quejada e o uruguaio Mateo Barrios assinaram contrato e ficam à disposição da categoria Sub-19 do Tricolor. Ambos foram observados pelos profissionais do setor de captação do Clube em um novo foco para a descoberta e lapidação de atletas com múltiplas características no futebol sulamericano.

O centroavante Kevin Quejada já havia passado pelo Grêmio no final da temporada passada, inclusive disputando a Copa Santiago Sub-17 em janeiro, tendo marcado dois gols na competição. Ele assinou contrato em definitivo por três anos. O meia Mateo chega por empréstimo até o final de janeiro de 2022 junto ao Albion FC. Agora eles se juntam aos outros três atletas estrangeiros apresentados na semana retrasada.

"Essas contratações são frutos de um trabalho que se desenvolveu nos últimos anos, quando o Clube abriu o seu contexto de atuação na formação, ao proporcionar visitas aos países vizinhos em excursões e disputas de campeonatos. Até com relação à Europa, pois temos a intenção futura de começar a trazer jogadores de lá. Com a finalização das obras de modernização do CFT em Eldorado, pretendemos transformar o Grêmio em um centro sulamericano de formação de atletas. Nossa captação expandiu a sua atuação, que já é muito forte no Brasil, então vamos aproveitar estas experiências fora do país para buscar jogadores que trazem bagagens de futebol diferentes, enriquecendo assim o nosso trabalho", frisou o coordenador técnico Wagner Gonçalves.

Há cerca de três anos o Grêmio já começou este processo de busca por atletas do exterior, com alguns jogadores que passaram períodos de teste na base. Agora, com a evolução do trabalho, a perspectiva de efetivo aproveitamento deles nas categorias é muito maior. "Cada país sulamericano tem atletas com características específicas. De todas as experiências que tivemos, os colombianos tem uma escola de futebol mais próxima a dos brasileiros na questão da habilidade, além de terem uma condição física privilegiada. Então o maior desafio para eles é a adaptação, se habituar a nova língua para conviverem de melhor forma e mostrar o trabalho deles. Estamos atentos para acolher estes atletas do exterior e fazê-los se sentirem em casa", disse Wagner.

Kevin e Mateo já tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário da CBF e tem condição de jogo, caso venham a ser solicitados para as partidas.

 

Fichas técnicas

Kevin Quejada

Nome completo: Kevin Stiven Quejada Lasso

Nascimento: 15/10/2002 (18 anos)

Naturalidade: Cali/COL

Posição: Centroavante

Último Clube: Futbol Paz/COL

 

Mateo Barrios

Nome completo: Mateo Alvaro Barrios Aguilera

Nascimento: 10/10/2002 (18 anos)

Naturalidade: Montevidéu/URU

Posição: Meio-campo

Último Clube: Albion/URU

 

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio.

Reforços sulamericanos base - 19/11