Retorno

Categorias de Base retomam atividades para a sequência da temporada

Atletas retornaram os trabalhos de maneira remota nesta segunda-feira

06 JUL 2020 16:22 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Após um período planejado com o distanciamento das atividades no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, as categorias de base preparam o retorno gradual de suas atividades de acordo com todas as orientações e seguindo protocolos determinados para manter a saúde de todos os colaboradores.

Até chegar ao momento atual, durante o período de inatividade com relação aos trabalhos presenciais e a parada do calendário de jogos e competições, algumas ações foram observadas para seguir o fluxo de trabalho no setor, observando como prioridade a manutenção da integridade na saúde dos atletas e seus familiares. "Em um primeiro momento, procuramos preservar a saúde dos atletas e as necessidades familiares deles. Depois tivemos a preocupação em monitorar a questão escolar e o acompanhamento psicológico. Na sequência, seguimos o planejamento para proporcionar um retorno significativo dos jogadores as atividades, com o cuidado na parte física sob orientação dos profissionais do Clube, estabelecendo a fundamental retomada do processo de formação", disse o coordenador geral das categorias de base, Francesco Barletta.

Ainda em março os atletas foram liberados para o retorno aos seus lares como medida de preservação, com a compra de passagens aéreas como facilitador no deslocamento. Todos receberam uma cartilha com sugestões de exercícios físicos para a execução em casa. No mês seguinte, os jogadores com vínculo na rede de ensino passaram a realizar as atividades escolares de maneira remota, com o acompanhamento da pedagogia do núcleo psicossocial, estabelecendo a execução de seus compromissos educacionais.

A partir de maio o foco seguiu direcionado para as questões escolares dos atletas. Enquanto isso, a coordenação geral e a coordenação técnica passaram a intensificar as avaliações dos elencos e planejar as análises com o foco na projeção sobre a próxima temporada, a partir dos desdobramentos sobre o avanço do Coronavírus no país. Na parte administrativa houve uma atenção em relação aos contratos e a parte legal dos vínculos dos atletas de forma geral.

No mês passado, além de manter a mesma rotina na área pedagógica, um acompanhamento na área psicológica foi iniciada para reforçar as medidas se saúde mental dos jogadores em período de afastamento. A parte médica também foi intensificada, com a projeção de protocolos a serem implementados quando do retorno presencial dos atletas, assim como a execução de cirurgias programadas e o consequente tratamento fisioterápico.

Os primeiros dias de julho foram dedicados para as comissões técnicas ajustarem os microciclos  semanais de cada categoria e planejar as sessões de treinos. Os atletas farão todos os trabalhos de maneira remota, por vídeo conferência, a partir desta segunda-feira, também recebendo auxílio e orientação pedagógica no turno inverso. Ainda não há previsão de uma data para a retomada das competições em âmbito estadual, mas a CBF definiu a retomada do Brasileiro Sub-20 como sendo no dia 23 de setembro. Assim o Clube seguirá sua rotina no trabalho de formação, com foco no desenvolvimento de seus atletas, respeitando as determinações das entidades de saúde.

Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio.