Aprovado

Presidente Romildo Bolzan visita o CT Luiz Carvalho e aprova medidas de prevenção

Mandatário estava acompanhado pelo vice de futebol Paulo Luz e foi guiado pelos médicos Márcio Dornelles e Gabriel Severo

15 MAI 2020 09:33 | Atualizado em 15 MAI 2020 09:52 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Grande incentivador da retomada da cultura do futebol dentro de protocolos rígidos de segurança, o presidente Romildo Bolzan visitou o Centro de Treinamentos Luiz Carvalho na tarde da última quinta-feira para conhecer, em detalhes, os procedimentos adotados pelo Departamento de Futebol nos cuidados com a rotina de trabalho restabelecida no início do mês. Acompanhado do vice de futebol Paulo Luz, o presidente foi recepcionado pelos médicos Márcio Dornelles e Gabriel Severo, que o apresentaram todas as estações de avaliação e trabalho.

Tão logo chegou ao CT, o mandatário e o vice de futebol tricolores passaram por uma medição de temperatura. Com números normais, eles foram convidados a conhecer a sala de testes, onde os Drs. Márcio e Gabriel e o enfermeiro Adriano Welter apresentaram a máquina que realiza o imunoteste para COVID-19. Através de uma amostra de sangue, o aparelho apresenta a dosagem de anticorpos e fornece subsídios para as avaliações do DM gremista.

Outro setor conhecido pelo presidente foi a área de treinamentos físicos e fisioterapia. Uma vez que o vestiário não pode ser utilizado, o Grêmio montou estruturas adequadas para os jogadores fazerem musculação e tratamentos. As tendas são abertas e respeitam o distanciamento social, sem, entretanto, prejudicar os trabalhos. As impressões do presidente foram as melhores, conforme ele relata à assessoria gremista.

“Impressões são as melhores possíveis. Nós temos um Departamento Médico, de fisiologia e preparação física extremamente competentes. Não tenho absolutamente nenhum reparo a fazer. Aqui está o Grêmio que quis, na verdade, muito antes do que um protocolo de jogos, fazer um protocolo de retorno e de segurança à vida e integridade dos atletas e dos seus funcionários. As coisas que fizemos aqui garantiram muito a integridade de todos aqueles que estão envolvidos nesse processo e, também, e é importante, manteve a cultura de fazermos futebol através da cultura do vestiário, do ambiente do futebol – que precisa ser sempre relembrado, porque é diferente de qualquer atividade”, observa.

Um dos responsáveis por detalhar os protocolos incluídos no Guia Médico do Clube, o médico Márcio Dornelles explica o que foi mostrado ao presidente Romildo.

“Nós fizemos questão de mostrar ao presidente toda a sequência dos protocolos que estamos realizando. Mostramos o aparelho que usamos e explicamos toda a sequência do processo de testagem. Também apresentamos o uso da termografia e, depois, o acompanhamos a todas as dependências utilizadas pelos departamentos do Clube, todos os protocolos que estão descritos no nosso Guia Médico. Também explicamos como estão sendo os treinamentos, o distanciamento e como os jogadores estão sendo orientados”, relata.

O médico também revelou um pouco das conversas que teve com o presidente gremista, que fez questão de expressar toda sua confiança no trabalho desenvolvido.

“O presidente parabenizou a toda a equipe e se disse muito contente com tudo o que foi realizado. Ele expressou que confia muito no grupo de trabalho que está à frente de tudo isso. As impressões foram as melhores possíveis, o presidente deixou claro toda a confiança e pediu que a gente siga assim, seguindo os protocolos e todas as medidas preventivas e de segurança, pensando na integridade dos atletas e dos nossos funcionários”, finaliza.

Todos os protocolos de prevenção à contaminação e transmissão da COVID-19 foram definidos em reuniões envolvendo os departamentos Médico e de Futebol, o técnico Renato Portaluppi e o auxiliar Alexandre Mendes e todas as áreas científicas que abrangem a comissão técnica do Clube. Na última semana, a Comissão de Médicos da CBF, com a qual o Grêmio mantem contato frequente, chancelou as medidas impostas pelo Clube.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Presidente Romildo Bolzan Junior Visita o CT Luiz Carvalho