Copinha

Grêmio encerra participação histórica na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Nos pênaltis, Tricolor foi superado na segunda final da sua história na competição

25 JAN 2020 13:28 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Depois de um grande jogo no Estádio Pacaembu, em São Paulo, e uma ótima campanha na competição, o Grêmio finalizou a Copa São Paulo de Futebol Junior em segundo lugar, após ser superado pelo Internacional nos pênaltis. Nesta que foi a 51ª edição do campeonato, o Tricolor finalizou a participação de forma invicta e repleta de destaques, como o atacante Elias, que foi premiado com o gol mais bonito da competição e Diego Rosa, escolhido o craque da Copinha em votação promovida pela Federação Paulista de Futebol. A partida final, que aconteceu na manhã deste sábado, terminou empatada em 1 a 1 no tempo regulamentar e o rival alcançou a vitória nas penalidades, ao vencer por 3 a 1.

A equipe gremista começou a partida pressionando o co-irmão e buscando atacar em velocidade, principalmente pelos lados. Logo aos 6 minutos surgiu a primeira oportunidade, quando Elias recebeu um passe de Diego Rosa, invadiu a área, mas foi impedido pela zaga, que conseguiu tirar para escanteio. Minutos depois, a chance foi com Rildo, que arriscou de longa distância e obrigou o goleiro a fazer uma boa defesa em dois tempos.

O Inter reagiu e respondeu com um cruzamento da esquerda, em que Guilherme Pato desviou de cabeça dentro da área, mas Adriel defendeu com tranquilidade. Aos 18 minutos, chegou novamente com perigo, em um erro da defesa tricolor - Caio desceu pela esquerda e chutou, por sorte, sobre a meta.
A partir da metade da etapa inicial, o jogo ficou mais equilibrado. O Grêmio diminuiu a sua intensidade e o co-irmão conseguiu ter uma posse de bola maior. Com 29’, Fabricio desarmou o zagueiro, girou e chutou cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo. Em resposta, o Inter teve uma falta frontal perto da meia lua da grande área. Cesinha arrematou direto, por cima do gol defendido por Adriel.

Passados 42 minutos, os gremistas chegaram com Elias, que carregou pela direita até o fundo de campo, rolou para Rildo, que tentou a finalização em duas oportunidades, mas a defesa conseguiu barrar.

O segundo tempo iniciou movimentado. Logo no minuto inicial, após uma cobrança de escanteio, o Inter teve quatro momentos de finalização, o primeiro, resultando em uma grande defesa de Adriel. Nos seguintes, a zaga gremista conseguiu afastar de vez. Já o Grêmio chegou também com uma cobrança de escanteio de Diego Rosa. Ele colocou na área, Gazão tentou alcançar de cabeça, mas a bola sobrou para Rildo, que finalizou e o arqueiro adversário defendeu.

Aos 6 minutos, o Tricolor desenhou uma boa jogada, com uma invertida de bola para Rildo na direita. O atacante acionou Elias, que mandou de voleio, mas para fora. No minuto seguinte, Matheus colocou na área na cabeça de Elias, que finalizou - Emerson fez grande defesa. Mas o Grêmio insistiu e foi efetivo. Aos 9 minutos, foi a vez de Fabricio fazer uma grande jogada individual pela esquerda, chutar cruzado e abrir o placar no Pacaembu. Antes de entrar, a bola bateu no pé do zagueiro do Internacional e enganou o goleiro. Na comemoração, Alisson Calegari levou o segundo cartão amarelo e foi expulso do jogo, por subir no alambrado.

Aos 13’, o Inter conseguiu o empate com um cruzamento da esquerda, que chegou a Guilherme Pato. A bola bateu no jogador e entrou, deixando tudo igual novamente.

Mesmo com um jogador a menos e maior equilíbrio na partida, o Grêmio conseguiu criar. Aos 22’, Elias recebeu no meio, desceu em diagonal para a esquerda e mandou uma bomba, para mais uma grande defesa de Emerson.

O jogo seguiu muito acirrado, com as duas equipes construindo jogadas de ataque e intensificando a marcação. Passados 40 minutos, o co-irmão criou pela esquerda, com Leonardo, mas parou em uma grande defesa de Adriel. Nos acréscimos, Elias deu uma grande passe para Diego Rosa, que finalizou de primeira, mas mandou pra fora.

Com o resultado do empate no tempo regulamentar, a partida foi definida nas penalidades, mas o Grêmio acabou superado por 3 a 1.

Fotos: Guilherme Rodrigues | GR Press.

Grêmio X Internacinal | Copa São Paulo 2020