Aprovados

Atletas da base gremista comemoram aprovação no fechamento do ano letivo

Redes municipal e estadual de ensino são parceiras fundamentais do Clube em Eldorado do Sul

28 DEZ 2018 18:25 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense segue na busca pela formação plena dos seus atletas nas categorias de base. Com o término do ano, também fecha o ciclo de estudos dos garotos nas redes municipal e estadual de ensino escolar. O Tricolor investe forte no conceito “atleta-cidadão”, tratando com a mesma ênfase a qualidade do jovem tanto dentro quanto fora de campo.

Com o final do ano letivo de 2018, o Grêmio comemora o excelente desempenho de seus jovens atletas que conseguiram, com muito esforço, dedicação e comprometimento, conciliar a rotina de treinos e jogos com sua vida escolar.

A pedagoga do núcleo psicossocial na base gremista, Gheisa Neves, acredita na importância do incentivo aos estudos dos jovens atletas.  “As Escolas auxiliam muito no processo ensino-aprendizagem dos jogadores. São importantes parceiras, pois entendem que a rotina, na maioria das vezes, se torna cansativa para os meninos. Neste ano, os atletas da rede municipal do sétimo ao nono ano foram contemplados com aulas de reforço de Língua Portuguesa e Matemática, sendo ofertadas no turno da noite. Foi uma ação positiva, que contribuiu para a elevação do índice de aprovação. Foram dois meses e meio de muito estudo e dedicação, proporcionando mais segurança e conhecimento para os atletas atingirem o objetivo principal da aprovação”, valorizou.

Ao todo o Clube tem 130 atletas estudando nas escolas parceiras em Eldorado do Sul, distribuídos em três instituições. Do sexto ao oitavo ano, o ensino fica por conta da Escola Municipal de Ensino Fundamental David Riegel Neto. A Escola Municipal Professora Luiza Maria Binfaré, nova parceira em 2018, recebeu os alunos do nono ano. No ensino médio, a Escola Estadual de Ensino Médio Eldorado do Sul teve um total de 50 meninos matriculados.

O Grêmio ainda conta com o Colégio Unificado em Porto Alegre, contemplando atletas do EJA, do Ensino Fundamental e Médio e também com a Universidade La Salle, em Canoas.

Além dos atletas que moram na Residência Esportiva, alguns dos meninos que moram em Porto Alegre também estudam em Eldorado do Sul, para facilitar a logística. “Os atletas treinam pela manhã e estudam no turno da tarde. Assim a logística ficou melhor definida. Eles chegam do trabalho de campo no CFT, almoçam no refeitório da Residência Esportiva, e são transportados para as escolas com nosso monitoramento. O trabalho da pedagogia também é de incentivar os garotos a buscarem os estudos, com a oferta de todo o suporte escolar necessário ”, relatou Gheisa.

Até o momento mais de 80% dos meninos obtiveram a aprovação, porem alguns ainda aguardam seus resultados ou ainda farão provas finais, algo que pode elevar ainda mais este percentual até o fechamento total do ano letivo.

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio.