Agora é oitavas

Grêmio vence o Defensor, é líder do grupo e segue na Libertadores

Luan marcou o gol da vitória gremista sobre o time uruguaio

23 MAI 2018 21:10 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

 

O Grêmio entrou em campo na noite desta quarta-feira, para enfrentar o Defensor, pelo último jogo válido pela fase de grupos da Copa Libertadores da América e venceu pelo placar de 1 a 0.

Quem esteve na Arena presenciou um primeiro tempo equilibrado. O time uruguaio se propôs a um jogo retrancado, impossibilitando os gremistas de criarem chances de gol. A oportunidade mais clara surgiu aos 32’, quando Cícero inverteu a bola para Léo Moura, que foi a linha de fundo e fez o cruzamento no segundo poste. No lance, Marcelo Oliveira dominou e finalizou com perigo, tanto que a bola passou raspando a trave de Rodríguez.

A etapa complementar seguiu no mesmo ritmo até os 20 minutos, quando, por fim, o Tricolor conseguiu abrir o marcador com Luan. O camisa 7 recebeu um passe na direita, próximo a grande área e chutou forte, mandando para o fundo das redes do arqueiro uruguaio. A partir daí, o Grêmio passou a atacar mais.

As substituições foram providenciadas por Renato e Maicosuel, Marcelo Oliveira e Thonny Anderson deram lugar a Lima, Paulo Miranda e Thaciano, respectivamente.

Com o resultado, o Grêmio se classifica para as oitavas de final como líder do grupo, com 14 pontos. O Tricolor aguarda agora o sorteio para a próxima fase, que ocorrerá no dia 4 de junho.

 

Primeiro Tempo

A primeira oportunidade gremista surgiu aos 2’, depois de uma boa troca de passes.  Léo Moura trabalhou com Maicon e Ramiro. O volante acionou Luan, mas a defesa ficou com a bola. Três minutos depois, Cícero recebeu na intermediária e chutou, mas mandou longe do gol.

O Defensor respondeu com Cabrera, que arriscou da esquerda, mas Marcelo Grohe fez a defesa, espalmando. No rebote, Waterman não conseguiu desviar a gol, para sorte gremista.

Outra oportunidade dos visitantes veio em uma falta na extrema esquerda. Cabrera colocou na área, mas houve uma infração de Maulella sobre Bressan.

O Grêmio pressionou e tentou com Marcelo Oliveira pela esquerda, por duas vezes, mas a defesa uruguaia, fechada,  conseguiu afastar o perigo. Já aos 21’, Cícero recebeu na intermediária de ataque e resolveu arriscar de longe, mas a bola passou sobre a meta.

Mais uma vez, o Tricolor tentou pela esquerda, com Marcelo Oliveira acionado. O lateral cruzou, a defesa desviou e conseguiu afastar.

Aos 38’, da esquerda, Luan cobrou uma falta, alçando a bola na área, no primeiro poste, mas a marcação uruguaia cortou a escanteio. O camisa 7 colocou novamente na área, mas mais uma vez a defesa afastou.

A melhor chance gremista surgiu aos 32’, quando Cícero inverteu a bola para Léo Moura, que recebeu, foi a linha de fundo e fez o cruzamento no segundo poste. Marcelo Oliveira recebeu, teve o domínio e finalizou com perigo; a bola passou raspando a trave de Rodríguez.

Pressionando, o Grêmio chegou com um novo cruzamento na área. A bola bateu no zagueiro uruguaio e voltou a Cícero. Ele finalizou, mas mandou em Maicon. Ao final, a jogada foi paralisada pela arbitragem.

Jogo finalizou aos 47’.

 

Segundo Tempo

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação.

Logo aos 2’, ameaçou com Kannemann, que pegou a bola no campo de defesa, avançou em velocidade e chegou próximo a área, pela esquerda, quando acabou derrubado com falta. Na cobrança, Luan chutou bem, de direita, colocado, mas a bola passou à direita do gol adversário.

Mais uma vez no ataque, agora Marcelo Oliveira fez um lançamento em profundidade, mas o arqueiro uruguaio se adiantou e segurou.

Luan fez uma grande jogada e por fim, acionou Marcelo na esquerda, que conseguiu escanteio para os gremistas. O camisa 7 mandou no segundo poste, a bola ficou com Kannemann, que passou pela marcação e rolou pra trás. A defesa cortou.

Substituição: Saiu Maicosuel, entrou Lima, aos 10’.

Aos 11’, Luan recebeu na intermediária e chutou forte, mas no meio do caminho, a bola bateu nas costas de Maicon e saiu pela linha de fundo. Em seguida, em cobrança de falta pela direita, bem próximo a linha de fundo, Ramiro alçou a bola na área, mandando por sobre a zaga, mas os uruguaios mais uma vez conseguiram o corte.

Com 19 minutos da partida, mais uma falta na intermediária para o Grêmio. Dessa vez, Ramiro cobrou forte e com velocidade, mas mandou à direita de Rodríguez.

Depois de muito insistir e pressionar, aos 20 minutos, o Tricolor abriu o marcador com Luan. O camisa 7 recebeu um passe na direita, próximo a grande área e chutou forte, mandando para o fundo das redes do arqueiro uruguaio.

Aos 26’, o Grêmio chegou pela direita, cruzou, Correa tentou cortar e atrapalhou Rodriguez. Quase que mandou contra.

Substituição:  Saiu Marcelo Oliveira, entrou Paulo Miranda, aos 27’.

O Defensor tentou chegar arriscando de longa distância, com Rivero. Ele ganhou na velocidade e arrematou de direita. Pra sorte gremista, a bola passou à esquerda de Marcelo Grohe.

Aos 31 minutos, o Grêmio teve um novo escanteio. Ramiro cobrou na marca penal, mas a defesa conseguiu afastar com segurança.

Os adversários tiveram uma falta da intermediária. A bola foi colocada na área, afastada pela defesa, mas sobrou  para Cardacio,que dividiu com Marcelo Grohe, cometendo falta sobre o gremista.

Substituição:  Saiu Thonny Anderson, entrou Thaciano, aos 38’.

O Grêmio seguiu tentando. Primeiro Maicon desviou a bola de cabeça para Léo Moura, que da direita, fez um cruzamento na área. A bola chegava a Thaciano, que não conseguiu acertar.

Aos 44’, Thaciano recebeu uma boa bola de Lima e chutou forte, mas pra fora.

Em  resposta, o Defensor ainda tentou o empate, com um lance perigoso, mas Grohe defendeu e a defesa completou, cortando.

Jogo finalizou aos 48’.


A arbitragem colombiana foi comandada por Nicolas Gallo, auxiliado por Humberto Clavijo e Dionisio Ruiz.

Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA

 

Grêmio x Defensor