Na final

Grêmio confirma classificação para a final do Gauchão

No placar agregado, Tricolor venceu a equipe do Avenida por 4 a 1

28 MAR 2018 23:39 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A noite desta quarta-feira foi novamente de alegria para os torcedores gremistas, que se vêem em mais uma final de campeonato. O Tricolor entrou em campo para confirmar a sua classificação para a grande decisão do Gauchão. Encarou o Avenida, pelo segundo jogo da semifinal, mas ficou no empate em 1 a 1.

A primeira etapa foi de superioridade gremista, que atacou e não deixou espaços para o time de Santa Cruz do Sul. O Grêmio conseguiu criar e aos 30 minutos chegou ao gol com Arthur - Maicosuel cobrou rapidamente a lateral para Hernane, que acionou o volante dentro da grande área. Ele recebeu e chutou firme, no canto direito de Rodrigo.

O ritmo seguiu o mesmo no segundo tempo, mas o Avenida conseguiu descontar. Aos 18 minutos, Diego Torres marcou após cobrança de escanteio. Os gremistas criaram e tiveram por vezes grandes chances. Por detalhe o placar não aumentou.

As modificações do técnico Renato Portaluppi foram feitas. Aos 14', Thonny Anderson ocupou o lugar de Hernane. Aos 21', Jael o de Maicosuel e aos 32', Cícero a posição de Arthur.

No placar agregado, o Grêmio venceu por 4 a 1. Está classificado para a final do Campeonato Gaúcho. No domingo, 1, encara o Brasil de Pelotas, às 16h, na Arena, pelo jogo de ida. A grande decisão acontece no dia 8, no Bento Freitas, em Pelotas.


Primeiro tempo

O Grêmio iniciou bem a partida, pressionando os visitantes, tanto que logo construiu o seu primeiro ataque, com uma jogada entre Alisson e Hernane. O camisa 23 acionou o centroavante dentro da grande área, mas por sorte, a zaga conseguiu cortar para o escanteio. Depois da cobrança, Maicon acionou Alisson novamente, que finalizou a gol. Rodrigo caiu para fazer a defesa.

Aos 8 minutos, o Tricolor chegou novamente com uma jogada de Luan, que recebeu na meia-lua, mas o atacante acabou desarmado.

Já o time de Santa Cruz do Sul chegou pela primeira vez com Maurício, acionando Alexandre. O atacante finalizou, mas mandou por sobre a meta de Paulo Victor.

Os gremistas tiveram outra oportunidade em cobrança de escanteio. Luan colocou no primeiro poste, Bressan subiu, mas Carlinhos se antecipou e mandou a linha de fundo. Na segunda cobrança, a bola foi alçada na área, a bola foi desviada e chegou a Maicosuel, que finalizou, mas mandou por cima. No decorrer da jogada, a arbitragem já havia sinalizado impedimento do meia.

O Avenida teve uma chance com uma falta da intermediária, mas a bola foi interceptada pela defesa, sem perigo de gol. Aos 22', um escanteio a favor dos visitantes. Itaqui colocou em curva, houve o desvio, a bola ficou viva na grande área e Paulo Miranda completou, afastando.

Em contra-ataque, o Grêmio avançou, com um lançamento buscando Arthur, na entrada da área, mas a bola foi muito forte, facilitando a defesa do goleiro Rodrigo.

Foi aos 30 minutos, que o Grêmio abriu o marcador na Arena. Maicosuel cobrou rapidamente a lateral para Hernane, que logo viu Arthur dentro da grande área, acionou o volante que recebeu e chutou firme, no canto direito de Rodrigo, marcando o primeiro gol gremista.

Dois minutos depois, o Tricolor tentou ampliar. Maicon acionou Luan no meio, que avançou e finalizou no canto esquerdo, mas o arqueiro do Avenida conseguiu boa defesa. Em outra oportunidade, Arthur dominou na intermediária, avançou e chutou novamente, mas dessa vez a bola saiu.

E a primeira etapa só deu Grêmio. Mais uma vez no ataque, Luan abriu na direita para Alisson, que cruzou rasteiro. O lateral Madson desviou e a bola quase entrou, raspando na trave, com 41 minutos de bola rolando.

Jogo finalizou aos 46 minutos.

 

Segundo Tempo

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação. Nos primeiros segundos de jogo já ameaçou. Alisson driblou Roger na linha de fundo, mas o lateral conseguiu se recuperar e cortar para escanteio.

O Avenida tentou dar a resposta em contra-ataque puxado por Alexandre. O atacante acionou João Neto, que finalizou, mas por cima, sem perigo.

Aos 11 minutos, o Grêmio teve uma boa oportunidade em uma cobrança de falta da intermediária esquerda. Luan colocou na área, mas a defensiva conseguiu afastar. Em seguida, o camisa 7 recebeu na área e chutou de primeira. A bola explodiu na marcação e saiu a linha de fundo.

Substituição: Saiu Hernane, entrou Thonny Anderson, aos 14 minutos.

O Grêmio chegou com muito perigo minutos depois, quando Luan fez uma grande jogada, chamando toda a marcação para ele. Assim que viu Alisson livre, acionou o atacante que tentou a finalização, mas a bola passou por sobre a meta de Rodrigo.

O Avenida conseguiu descontar com um gol em bola parada, aos 18 minutos. Itaqui cobrou o escanteio, Diego Torres subiu mais que a zaga e empurrou para o fundo das redes.

Substituição: Saiu Maicosuel, entrou Jael, aos 21'.

Em sua primeira participação na partida, em bola aérea, Jael levou perigo a meta de Rodrigo após mandar de cabeça de dentro da pequena área. A bola raspou a trave. Em seguida, Thonny Anderson ficou com a bola e chutou forte, mas o arqueiro adversário conseguiu nova defesa.

Pela direita, Luan fez uma ótima jogada, driblando o marcador e fazendo um cruzamento preciso na cabeça de Madson, que concluiu. A bola bateu na trave e saiu por sobre o gol, aos 29'.

Em resposta, o Avenida tentou chegar com Ayrton, que dominou na grande área e serviu Marques, mas a finalização dele foi fraca, facilitando a defesa de Paulo Victor.

Substituição: Saiu Arthur, entrou Cicero, aos 32'.

Por muito pouco o Grêmio não assinalou o segundo. Thonny Anderson foi acionado e deu um passe para Luan, que devolveu para o meia. Ele tentou por cavadinha e por detalhe não saiu o gol.

Aos 42 minutos, mais uma chance. Jael ficou com a sobra de uma jogada e mandou a gol, mas a bola explodiu em Yuri e foi para fora.

O Avenida ainda teve uma cobrança de falta da intermediária, mas Alexandre mandou no canto esquerdo de Paulo Victor, que fez a defesa.

O Tricolor teve ainda uma boa jogada pela esquerda, até que a bola chegou a Alisson, na entrada da grande área. O atacante recebeu e mandou a gol. A bola bateu na trave e saiu.

Jogo finalizou aos 48'.

 

* A arbitragem do jogo foi comandada por Daniel Nobre Bins, auxiliado por André da Silva Bitencourt e Jorge Eduardo Bernardi.

Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA