1-1 em Montevidéu

Grêmio estreia com empate na Libertadores

Com domínio em toda a partida, Tricolor esbarra na defesa uruguaia e na bola aérea

27 FEV 2018 21:08 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Não foi o ideal. Jogando em Montevidéu, na noite desta terça-feira, o Grêmio ficou apenas no empate com o Defensor na estreia do tricampeão na Conmebol Libertadores. Com muitas oportunidades criadas, o Tricolor encontrou dificuldade na marcação dos uruguaios e ainda foi traído em uma jogada de bola parada. Maicon, em bela jogada com Luan, marcou para o tricampeão da América, enquanto o Defensor buscou o empate com Maulella. Com o resultado o Grêmio termina a primeira rodada na terceira posição do Grupo 1. O próximo jogo pela Libertadores será no dia 4 de abril, na Arena, contra o Monagas.

1º Tempo

O Grêmio começou o jogo com amplo domínio sobre o Defensor, que apenas observava as trocas de passes do time de Renato Portaluppi. Nas arquibancadas, nenhum clima de Libertadores. O estádio Luis Franzini estava vazio, e os mais de 200 gremistas que foram ao estádio fizeram sua festa ser ouvida.

Com 14 minutos a melhor chance do jogo. Do Defensor. O time uruguaio criou a jogada pela direita e, após cruzamento, Goñi concluiu de primeira, com força, muito perto da goleira de Marcelo Grohe. Quatro minutos depois o Tricolor respondeu com cruzamento de Madson para Cícero, interceptado por Reyes.

Apesar do maior volume de jogo, o Grêmio não converteu suas chegadas ao ataque em oportunidades claras. Com qualidade no passe, a equipe teve dificuldades nas jogadas de profundidade devido à forte marcação imposta pelo Defensor - que não dava espaços na área e obrigada o Grêmio a concluir de longe. Dessa forma terminou a primeira etapa, com o placar em 0 a 0.

2º Tempo

Com o mesmo time do primeiro tempo, o Grêmio manteve a pressão pra cima do Defensor no início do segundo tempo. Logo com seis minutos, Luan e Cícero combinaram uma falta e o camisa 10 chutou forte para defesa difícil do goleiro Reyes. Um minuto e meio depois os campeões da América se aproveitaram de uma falha da defesa e Cícero serviu Madson, que concluiu para a linha de fundo. O Defensor levou perigo após Geromel ser desarmado no meio campo, e o Grêmio salvou-se com um desvio para escanteio.

Alisson foi o primeiro jogador a entrar em campo no segundo tempo, no lugar de Madson. E foi o camisa 23 que sofreu violenta falta que Luan cobrou para defesa de Reyes. Com 22 minutos Kannemann conduziu a bola pela esquerda, atravessou a linha do meio campo e serviu Everton. Dentro da área o Cebolinha tentou o cruzamento e, de novo, Reyes afastou.

Aos 25 Renato lançou Jael no lugar de Jailson e aumentou a presença do time no campo defensivo do Defensor. O resultado da ofensiva foi imediato: Alisson chutou de longe e obrigou Reyes a colocar a bola para escanteio. Cícero seguiu a receita e também cavou tiro de canto para o Tricolor. Na sequência foi a vez de Everton e Luan assustarem Reyes, porém o gol insistia em não sair.

GOL DO GRÊMIO! Com 36 minutos enfim o Tricolor foi às redes. Em jogada com participação integral do capitão Maicon, que combinou com Luan e acionou Jael com um leve toque por cima. Mesmo com um pênalti não marcado, Everton concluiu para defesa de Reyes e, no rebote, a bola sobrou para o capitão que, com inteligência, bateu alto sem qualquer chance para o goleiro do Defensor. A alegria gremista durou dois minutos. Em cobrança de escanteio, a defesa gremista ficou apenas olhando Maulella cabecear sozinho para o fundo da meta de Marcelo Grohe. Fim de jogo: 1 a 1.

Renato escalou a seguinte equipe para a estreia na Conmebol Libertadores: Marcelo Grohe; Madson (Alisson), Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson (Jael), Maicon, Ramiro, Luan e Everton (Maicosuel); Cícero. 

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Defensor x Grêmio 27/02/18