Futebol

Grêmio é campeão invicto da Copa China América-Latina 2017

Tricolor bateu o Santos na partida decisiva, em Zhuhai

10 NOV 2017 12:16 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na noite desta sexta-feira (horário local), atuando no Zhuhai Sports Center Stadium, o Grupo de Transição gremista bateu o Santos na última partida e sagrou-se campeão com 100% de aproveitamento na Copa China América-Latina 2017. Os goleadores gremistas na vitória por 5 a 2 foram Ferreira, Gabriel Silva, Bruninho, Vini e Jhonathan.

O Tricolor já tinha a vantagem do empate na última rodada por ter acumulado maior saldo de gols nas duas primeiras rodadas, quando venceu os chineses do Guangzhou R & F e do Guangzhou Evergrande. Mesmo assim não tomou conhecimento do Peixe e aplicou a goleada na partida decisiva.

O primeiro tempo da partida foi equilibrado, sem gols. Na etapa complementar, o Grêmio impôs seu ritmo para construir o triunfo. Aos 7, Ferreira abriu o placar. Dois minutos depois, Gabriel Silva ampliou. Aos 22, os santistas descontaram. Aos 27 minutos, Bruninho ampliou a vantagem. O Santos conseguiu descontar novamente quatro minutos depois. O gol da tranquilidade veio aos 43, com Vini. Ainda deu tempo para Jhonathan decretar o título, marcando o quinto gol gremista aos 44 minutos.

Alem do título, o Grêmio dominou os destaques individuais na competição. Renan foi o goleiro menos vazado. Ferreira o artilheiro do torneio com 4 gols anotados e Vico foi escolhido o craque da competição.

“Foi um jogo difícil, como era esperado. O Santos tem um time de qualidade, que soube valorizar a posse de bola e sair pro jogo. Conseguimos neutralizar as suas jogadas no primeiro tempo. Na etapa final, controlamos melhor a partida, dominamos as ações e aproveitamos as oportunidades criadas para fazer os gols e garantir a taça. Valeu o esforço e a dedicação de todos os atletas, comissão técnica e direção. Tambem a quem participou da preparação desde o início, como o preparador físico Marcel Cardozo. O resultado foi o primeiro título da história do Grêmio com suas categorias de base na China. Estou realizado com esta conquista de todos os gremistas”, comemorou o técnico João Antonio.

A delegação gremista na China é chefiada pelo presidente Romildo Bolzan, junto ao chefe de gabinete Marco Bobsin, o assessor da presidência para as categorias de base, Gustavo Schmitz, e o diretor da Escola de Futebol, Deco Nascimento. “Foi uma honra chefiar a delegação aqui na China nestes dias. Acabamos conseguindo conquistar esse título inédito com uma grande atuação na última partida, diante do Santos. Conquistamos a torcida local, posso dizer que o Grêmio é um clube hoje com muita simpatia na China. A organização do torneio foi impecável. Estamos orgulhosos com o trabalho realizado. Voltaremos ao Brasil com mais uma taça para as categorias de base, com a certeza que, em breve, o profissional do Grêmio receberá novos talentos”, concluiu Gustavo Schmitz.

Escalação: Renan; Mateus Pivô, Marcão, Zé Augusto e Gabriel Silva; Adrian (Vini), Natan (Felipe Dini) e Nikolas (Jhonathan); Ferreira (Bruninho), Vico (Martín Chaves) e Mateus Barcelos (Ramon).

Técnico: João Antonio.

Calendário de jogos

06/11 – 10h – Guangzhou R & F 1 x 7 Grêmio
08/11 – 10h – Grêmio 3 x 1 Guangzhou Evergrande
10/11 – 10h – Santos 2 x 5 Grêmio