É campeão!!!

Grêmio supera o Ceará e fica com o título inédito do Campeonato Brasileiro de Aspirantes

Tricolor levantou mais uma taça junto com o torcedor na Arena do Grêmio

27 OUT 2021 18:01 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio conquistou o título de Campeão Brasileiro de Aspirantes. O Grupo de Transição do Tricolor superou o Ceará na tarde desta quarta-feira (27), na Arena do Grêmio, pelo placar de 4 a 1. Com gols de Bitello, Varela, Elias Manoel, artilheiro da competição, e Pedro Lucas. A campanha da equipe na edição deste ano, encerrou com o apoio do torcedor nas arquibancadas e a força do elenco que reverteu o placar desfavorável no primeiro jogo, levantando a taça inédita em casa. 

Logo no primeiro ataque, aos 35 segundos de bola rolando, o Grêmio já mostrou que vinha para  buscar o título na Arena. Em boa jogada construída pelo meio, Elias Manoel deixou Bitello livre para marcar o gol gremista ao entrar na área e chutar no canto oposto do goleiro.

Após várias tentativas de ampliar, o Grêmio forçou a pressão na área adversária, mas sofreu um contra-ataque e levou o gol de empate. O jogador Cristiano tentou o cruzamento, mas a bola desviou no marcador gremista e entrou no gol, igualando a partida aos 4 minutos de jogo.

Aos 11 minutos, com em uma boa jogada de velocidade, Pedro Lucas, de frente para área, passou para Wesley chutar cruzado, rasteiro. Thiago Rosa apareceu em velocidade para concluir na trave. No rebote, de cabeça, Jhonata Varela colocou no canto direito para recolocar o Grêmio em vantagem. 2 a 1 para o Tricolor.

Com pressão durante todo o tempo, a marcação do time comandado pelo técnico César Lopes também fez a defesa adversária errar. Aos 32 minutos, o Grêmio roubou a bola no campo de ataque e Vini Paulista entrou na área para chutar cruzado, no ebote do goleiro, Elias Manoel se esticar de carrinho na pequena área para concluir e anotar o terceiro gol gremista.

Arrasador, o ataque do Grêmio não parou. Aos 41 minutos, Elias Manoel recebeu no meio, carregou até a área arrastando a marcação e encontrando um espaço para deixar Pedro Lucas de frente para o gol e marcar o 4 a 1 ainda no primeiro tempo.

Fim do primeiro tempo e um futebol com atitude dos jogadores do Grupo de Transição do Grêmio.

Na volta para a segunda etapa, o técnico César Lopes promoveu a primeira alteração no Grêmio com a entrada de Jefferson na vaga de Thiago Rosa.

Em desvantagem no placar, o adversário voltou tentando criar volume de jogo no campo de defesa do Grêmio, mas parou na boa marcação da equipe.

Chegando aos 14 minutos, César Lopes efetuou mais uma modificação na equipe. Dessa vez, Wesley deixou o gramado para entrada de Emerson no ataque do Grêmio. Já aos 19, Gazão entrou substituindo Bitello. 

O adversário tentou buscar a reação, mas não encontrou espaços. Por outro lado, o Grêmio conseguiu controlar bem o jogo, segurando o resultado construído com bastante pressão na etapa inicial. O técnico César Lopes ainda promoveu mais duas trocas antes do fim da partida. Aos 37 minutos da etapa complementar, Ronald e Juan Christian entraram nas vagas de Pedro Lucas e Vini Paulista.

De forma inédita, o Grêmio conquista o título inédito de Campeão Brasileiro de Aspirantes. A edição 2021 iniciou com o comando de Thiago Gomes no Grupo de Transição. A partir de maio deste ano, com a passagem de Thiago para a comissão permanente do time principal, César Lopes passou da equipe Sub-20 para o elenco que atuou nesta vitoriosa campanha que terminou com a conquista de hoje. 

Escalação: Felipe Scheibig; Lucas Kawan, Ericson, Heitor e Thiago Rosa (Jefferson); Jhonata Varela e Bitello (Gazão); Wesley (Emerson), Pedro Lucas (Juan Christian) e Vini Paulista (Ronald); Elias Manoel.
Técnico: César Lopes

Direção de futebol
Kevin Krieger 
Romildo Bolzan Neto 

Comissão técnica: 
Supervisão de logística: Ruan Noms

Técnico: César Lopes

Auxiliar técnico: Ruimar Kunzel

Preparador físico: Bruno Verri

Preparador de goleiros: Marcelo Rhoden

Auxiliar de Preparação Fisica: Felipe Matos

Médico: Carlos Stringhi

Assessoria de imprensa: Rodrigo Fatturi e Renan Jardim

Massagista: Alexandre Mello

Roupeiro: Cleber Gomes

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Grêmio x Ceará - FINAL CAMPEONATO BRASILEIRO DE ASPIRANTES

Campanha do Grêmio no Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2021:

O Grêmio terminou a primeira fase da competição como líder do Grupo A com 15 pontos em oito jogos. Foram quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota. 15 gols marcados, sete gols sofridos. 62% de aproveitamento.

Jogos da primeira fase:
Fluminense 1x1 Grêmio
Grêmio 3x1 Coritiba
Fortaleza 2x1 Grêmio
Grêmio 3x1 Bragantino
Santos 0x0 Grêmio
Grêmio 4x1 CRB
Avaí 1x1 Grêmio
Grêmio 2x0 Bahia

Na segunda fase, após integrar o Grupo C, o Grêmio também terminou com a melhor campanha, somando 11 pontos em seis jogos. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota. 18 gols marcados e cinco sofridos. 61% de aproveitamento.

Jogos da segunda fase:
Grêmio 9x0 Figueirense
Ceará 2x0 Grêmio
Grêmio 1x1 Corinthians
Corinthians 2x2 Grêmio
Grêmio 2x0 Ceará
Figueirense 0x4 Grêmio

Na terceira fase, a semifinal, o Grêmio venceu os dois jogos contra o Avaí pelo placar de 2 a 1. 

Durante o primeiro jogo das finais, o Grêmio foi superado no primeiro confronto com o Ceará pelo placar de 2 a 1. O gol gremista foi marcado por Pedro Lucas. 
Na grande final, na Arena do Grêmio, o Tricolor conquistou o título após uma vitória de 4 a 1, com gols de Bitello, Jhonata Varela, Elias Manoel e Pedro Lucas. 

Foram 18 jogos, vencendo 10, empatando cinco e sofrendo apenas três derrotas. Foram 42 gols marcados contra 17 sofridos. Elias Manoel, atacante do Grêmio, foi o artilheiro da competição com 12 gols. 

Abaixo, confira a coletiva de imprensa pós-jogo: