Torneio de Todos

Escola do Grêmio e Clube de Todos apresentam projeto social inédito para líderes comunitários de Porto Alegre

Iniciativa oportunizará que jovens de diferentes comunidades sejam inseridos na prática do futebol

01 JUL 2022 10:42 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Ontem, 30, a Escola do Grêmio e o Clube de Todos promoveram um encontro com os líderes comunitários de Porto Alegre, no Auditório do Conselho Deliberativo, na Arena do Grêmio. A reunião teve como objetivo apresentar para a comunidade o projeto inédito Torneio de Todos, que reunirá cerca de mil crianças de projetos sociais da cidade em uma competição no CT Cristal, no mês de agosto. Além dos coordenadores dos projetos sociais, também estiveram presentes o vice-presidente do Conselho Deliberativo e coordenador do Clube de Todos, Alexandre Bugin, o diretor-geral da Escola do Grêmio, José Cássio Soares Rodrigues, diretor do Departamento de Responsabilidade Social do Tricolor, Rodrigo Kandrik, representante da Secretaria do Esporte e Lazer do Estado Marcelo de Andrade Sousa e o coordenador geral da Escola do Grêmio, William Mikhailenko.

O Torneio de Todos contará com a participação de cerca de mil atletas, divididos nas categorias sub-11, sub-13 e sub-15, e tem como objetivo fortalecer as relações do Clube com as comunidades, para que os moradores das regiões possam vivenciar a cultura de valores do Grêmio, por meio da integração entre os projetos sociais e a Instituição. Além disso, também promoverá a inclusão social por meio do esporte, valorizar o trabalho desenvolvido pelos coordenadores dos projetos sociais e influenciar de forma positiva as crianças e adolescentes, as oportunizando com a prática do futebol.

O coordenador do Clube de Todos, Alexandre Bugin, abriu a reunião saudando e parabenizando a todos os presentes pelos seus projetos e falando sobre a importância da integração que será promovida pelo Torneio de Todos. “Estamos implementando hoje este projeto, em nome do Grêmio, da nossa Escola, do Clube de Todos e de toda a comunidade gremista. Uma instituição do tamanho que é o Grêmio tem a responsabilidade de formar valor para a sociedade e é para isso que estamos reunidos hoje aqui. Nosso projeto é ajudar vocês, líderes comunitários, a criar valores, desenvolver cidadãos e, quem sabe, futuros jogadores”.

O diretor do Departamento de Responsabilidade Social do Grêmio, Kandrik, destacou que as lideranças presentes no encontro fazem parte de projetos importantes da Prefeitura de Porto Alegre e que “são lincados ao esporte sem fins lucrativos do poder público” e finalizou dizendo que a presença de todos foi de “extrema importância”. O diretor geral da Escola do Grêmio, José Cássio, também enfatizou que a competição oportunizará que novos talentos sejam revelados: “da nossa parte faremos de tudo para que esta ação possa favorecer a observação de atletas e oferecer a estas crianças e adolescentes um futuro dentro do esporte”.

O encerramento do encontro contou com uma breve apresentação do projeto pelo coordenador da Escola do Grêmio, William Mikhailenko, que passou informações sobre o decorrer das atividades para a elaboração da competição e logística das equipes. Ele terminou afirmando que “desejamos que possamos tornar este projeto permanente com a ajuda de vocês. Queremos que a comunidade tenha uma porta aberta dentro do Clube, principalmente através da Escola, que é onde formamos atletas e cidadãos”.

Ao final, os coordenadores dos projetos sociais puderam sanar suas dúvidas e agradeceram a iniciativa do Clube, como foi o relato do responsável pelo projeto Dindo Soccer, da Vila Farrapos, Moacir. “Hoje eu atendo mais de duzentas crianças no projeto, fazendo o que eu amo, dentro do futebol. Há muito tempo esperamos este apoio, a oportunidade desta integração e de proporcionar que eles vivenciem a experiência de jogarem nas dependências do Clube. Só posso agradecer e parabenizar a todos aqui pelos seus projetos sociais”, finalizou. A reunião contou com a participação de representantes de projetos dos bairros Humaitá, Santa Tereza, Safira, Bom Jesus, Rubem Berta, Cruzeiro, entre outros.



Fotos: Carolina Ferrari / Grêmio FBPA