Base forte

Grêmio mantém investimentos e Categorias de Base apresentam resultados positivos

Clube seguiu com planejamento sólido nas excursões que acrescentam conhecimento e técnica aos atletas 

26 MAI 2022 13:41 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Uma base forte construída com investimentos, estudo e processos aplicados para bons resultados na formação de atletas no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Os primeiros resultados obtidos em competições de 2022 são animadores e perceptíveis nas primeiras amostras dentro de campo. O Grêmio manteve o investimento financeiro, as excursões preparatórias em suas categorias de base, obtendo títulos, experiências e encaminhando jogadores para um futuro promissor.

As bases do projeto de formação no Grêmio foram projetadas para que o atleta passe por todos os processos em estágios evolutivos e os resultados visíveis são destacados e explicados por Gustavo Schmitz, diretor de futebol na Base do Tricolor: "Estamos muito felizes com os resultados do início da temporada 2022 em relação ao processo de formação dos atletas. Optamos por manter todo nosso projeto de intercâmbio com outras escolas do futebol sul-americano, especialmente, participando das mais diversas competições de excelente nível. Recentemente na Argentina, concluímos com 100% de aproveitamento. Apesar das limitações orçamentárias com reduções de patamar financeiro, a base do Grêmio, mesmo com a reestruturação de custos, manteve o projeto com quadro funcional e comissões técnicas preparadas com alto nível através das competições que estamos participando. O projeto será mantido e os resultados já começam a aparecer, já que estamos há dois anos com essa nova metodologia que implementamos. Esperamos terminar o ano bem exitoso dentro das categorias de base no processo de formação do Clube", falou Gustavo.


Coordenador técnico Wagner Gonçalves - Foto: Renan Jardim - Grêmio FBPA

Com avaliações para manter o nível de segurança sanitária durante o período da pandemia, o Grêmio precisou diminuir suas viagens e manter a integridade de seus atletas, mas não parou de proporcionar essa troca de experiências, como explica o coordenador técnico das categorias de base do Tricolor, Wagner Gonçalves: "Essas viagens são muito importantes pois tem um teor de formação para os atletas que enfrentam uma diversidade de equipes, com características de jogo específicas. Essas excursões já fazem parte do nosso calendário e após a pandemia, essa nossa participação no Canteras de America marca uma retomada nas viagens ao exterior, mas não paramos totalmente, pois ano passado realizamos uma ida até o Uruguai. Para julho, temos dois compromissos na Bolívia e Equador com as categorias Sub-17 e Sub-18. Para os atletas, isso acrescenta muito em qualidade, sendo um passo significativo em suas formações", disse Wagner.

A preparação para as competições deste ano, nas categorias de base do Tricolor, iniciou no fim do segundo semestre de 2021 para o time que atuou na Copa São Paulo de Futebol Junior. Encarando uma viagem de quase 1.300km de distância para instalar concentração na cidade de Jaú, nos primeiros dias de 2022, o time Sub-20, comandado pelo técnico Luís Eduardo, encerrou sua participação com cinco jogos, somando três vitórias e duas derrotas. Mesmo atuando apenas até a terceira fase da competição, pode mostrar a evolução de vários jogadores que, hoje, ou servem ao time principal, ou terão mais um proveitoso tempo aperfeiçoando suas técnicas no Grupo de Transição do Tricolor.


Estadual Sub-20 - Foto: Rodrigo Fatturi - Grêmio FBPA

A equipe sub-20 do Grêmio mantém sua invencibilidade no Estadual da categoria, até o mês de maio de 2022, venceu os cinco jogos que disputou, mantendo sua estrutura logística proporcionando as melhores condições aos atletas.

Luís Eduardo,  técnico da categoria sub-20, destaca essa formação dos atletas dentro de um regramento tático, mas com a liberdade para que os jovens possam desenvolver suas técnicas: "Dentro do planejamento entre as comissões do Clube, temos uma integração muito boa, com subsídios para trabalhar entre as equipes. Isso aproxima muito e é um ponto forte para que a gente consiga realizar um trabalho tranquilo e transparente. Uma das pontas principais é o alinhamento para que as categorias estejam sempre focadas nos objetivos. Acredito que ao fazer esses meninos entenderem que vestem uma camiseta pesada, mostrando nossas histórias como ex-atletas no Clube, conseguimos provar que o Grêmio é respeitando em sua trajetória em todas as categorias. Temos o João Antônio como auxiliar técnico na Sub-20, o Carlos Miguel no comando da Sub-15, por exemplo".

Auxiliar técnico João Antônio e treinador Luís Eduardo
Auxiliar técnico João Antônio e treinador Luís Eduardo - Foto: Renan Jardim - Grêmio FBPA

O treinador ainda destacou que as equipes buscam manter um padrão no sistema aplicado na hora que a bola rola: "Dentro de campo mantemos uma marcação alta, buscando a retomada da bola para atuar sempre com intensidade. Todas as categorias estão atuando praticamente da mesma forma e mantendo a união do grupo, com respeito, amizade e um ambiente sadio. Incentivamos que eles joguem futebol, com liberdade para as criatividades individuais e buscando atitudes corretas dentro do sistema tático determinado", destacou Luís Eduardo.

Ainda no mês de maio, a equipe Sub-17, comandada pelo técnico Airton Fagundes, apresentou o resultado desta preparação em campo, distante 1.200 km de Eldorado do Sul. O título do torneio Canteras de America, em Rosario, na Argentina, chegou de forma invicta. O time derrotou o Colo-Colo/CHI, Cerro Porteño/PAR, o anfitrião Newell's Old Boys/ARG, e o Peñarol/URU, no Centro de Entrenamiento Jorge Griffa.


Treinador Airton Fagundes (segurando a taça), com a comissão técnica no Canteras de America

O técnico Airton Fagundes avaliou a importância de uma experiência fora do país para os jogadores encararem estilos de jogo distintos ao dos brasileiros: "Competição de alto nível técnico com cinco estilos diferentes em países com camisas tradicionais. Os atletas se portaram muito bem com espírito do Clube, com garra, entrega e determinação, o que o torcedor do Grêmio gosta, mas o fundamental que foi jogar um futebol de qualidade.  Falamos nas palestras que esses jogadores já tem uma rodagem pela América e, em uns quatro ou cinco anos, eles já podem estar disputando uma Libertadores com o time principal, trazendo consigo esta experiência vivida agora", afirmou Airton.

Mantendo a invencibilidade das categorias de base em competições, o time sub-15 foi para Roca Sales, mais de 150km de Eldorado do Sul, em excursão que também terminou com a conquista da 16° Taça da Amizade. A equipe comandada pelo técnico Carlos Miguel havia acumulado quatro vitórias sem sofrer gols, além de ter anotado 29.  Na decisão em clássico Gre-Nal, empatou em um gol no tempo normal e, com o placar de 5 a 3, derrotou o adversário nas cobranças de pênaltis, trazendo para casa mais uma conquista na bagagem.


Treinador da Sub-15 Carlos Miguel - Foto: Rodrigo Fatturi - Grêmio FBPA

Carlos Miguel já fez história como jogador e está trilhando um novo caminho atuando em comissão técnica. O técnico da Sub-15 explica como está percebendo esse desenvolvimento dos jovens atletas nessas excursões recentes: "Enfrentamos uma competição muito boa com exigência maior no grau de concentração e essa virtude foi fundamental com espírito de Grêmio. Os meninos com disposição, dando seu máximo, ligados para fazer acontecer o que foi planejado. A gente nota que está em um patamar muito bom de competitividade e conseguimos prospectar um futuro, pois os próximos desafios aumentam a dificuldade. Teremos o Efipan pela frente e eles já entenderam qual o espírito que precisa. Os atletas compraram a ideia do treinador e quando isso acontece, o trabalho evolui muito. Fico feliz de poder passar meu conhecimento e experiência como jogador para contribuir com os resultados que começam a aparecer", salientou o treinador.

Para o restante da temporada, as equipes de base do Tricolor manterão o ritmo de preparação para os confrontos futuros. Para isso, seguirá com o processo de formação e aperfeiçoamento da rotina dos atletas, com a experiência de campo, logística na rotina dos jogadores e buscando a excelência na construção dos futuros craques do Grêmio, que passam pelo CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Sobre as competições nacionais ainda nesta temporada, o Grêmio aguarda a divulgação por parte da CBF com relação ao Campeonato Brasileiro de Aspirantes, Sub-20, e Sub-17, para seguir com o planejamento de seu calendário.