Grupo de Transição

Grêmio vence o São José e termina em primeiro no seu grupo pela Copa FGF

Kevin no primeiro tempo e Vini Paulista, na etapa final, marcaram os gols gremistas

17 NOV 2021 17:45 | Atualizado em 17 NOV 2021 17:45 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio derrotou o São José pelo placar de 2 a 1 na tarde desta quarta-feira (17), pela 10° e última rodada da fase inicial na Copa FGF - Troféu Dirceu de Castro. Kevin e Vini Paulista marcaram os gols do Grêmio no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. O Grupo de Transição gremista avança para as quartas de final como líder do grupo C.

Um começo de jogo bastante disputado entre os dois melhores times do Grupo C da competição. Os visitantes apostaram em jogadas laterais, principalmente pelo lado direito. O Grêmio variou bastante os lados e também utilizou o meio nos minutos iniciais, procurando aproveitar os espaços e encaixar melhor as investidas no campo de ataque.

O gol gremista nasceu em ótima troca de passes do meio para dentro da área, no lado esquerdo. Aos 12 minutos, Wesley recebeu no lado esquerdo e deixou Vitinho livre para rolar no meio da área. O colombiano Kevin arrematou sem chances para o goleiro e abriu o placar em Eldorado do Sul.

Após ficar em desvantagem no placar, o São José abriu mais o time e pressionou bastante no gol defendido por Hugo. Aos 26 minutos da etapa inicial, o goleiro gremista fez dois milagres em defesas de grande risco e garantiu o placar favorável do Tricolor.

Na volta para a etapa final, o técnico Cesar Lopes promoveu uma alteração que já mostrou resultado na primeira jogada ofensiva da equipe. Vini Paulista entrou na vaga de Émerson e aproveitou a velocidade de Wesley no lado esquerdo, que aos 2 minutos, avançou na linha de fundo e passou para Vini dividir com a marcação e deixar o placar em 2 a 0 para o Grêmio. 

O São José descontou aos 8 minutos com Éverton Bala, que chutou cruzado no canto esquerdo do goleiro gremista e deixou o placar em 2 a 1. 

A equipe do São José aproveitou o bom momento e se lançou para o ataque, com grande volume de jogo, mas que parou na boa marcação do Grêmio, evitando o gol de empate. O time gremista soube controlar os espaços mesmo sem a posse da bola, mantendo o adversário longe da área. 

Chegando nos 33 minutos, Cesar Lopes realizou três alterações na equipe com a entrada de Emanuel no lugar de Heitor, Thomas Luciano substituindo Ericson e Juan Christian na vaga de Kevin. Nos minutos finais, Gazão deixou a partida para entrada de Luisinho.

Com o resultado da última rodada, o Grêmio chega aos 24 pontos em 10 jogos, 8 vitórias, nenhum empate e duas derrotas. 39 gols marcados, 8 gols sofridos e saldo 31. A equipe gremista ficou na liderança do Grupo C da competição, fazendo vantagem sobre o São José pelo saldo de gols. A partir das quartas de final, os confrontos serão de ida e volta com datas ainda sem confirmação por parte da FGF. 

Escalação:
Hugo; Ericson (Thomas Luciano), Calegari, Heitor (Emanuel) e Vitinho; Jhonata Varela, Gazão (Luisinho) e Bitello; Émerson (Vini Paulista), Wesley e Kevin (Juan Christian).
Técnico: Cesar Lopes

Fotos: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Copa FGF - Grêmio x São José