Transição na final!!!!!

Grêmio vence o Avaí e garante vaga na final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes

Tricolor já havia feito vantagem de 2 a 1 no jogo de ida e confirmou a classificação repetindo o placar em Eldorado do Sul

10 OUT 2021 16:57 | Atualizado em 11 OUT 2021 12:07 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio confirmou sua vaga na grande final, em busca do título inédito do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A equipe que já tinha vantagem por ter vencido o Avaí por 2 a 1 no jogo de ida, em Florianópolis, derrotou os catarinenses pelo placar de 2 a 1 na tarde deste domingo (10), no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, com gols de Elias Manoel, arilheiro da competição com 11 gols e Vini Paulista, que marcou na etapa final. 

A partida começou com o Tricolor buscando o campo de ataque e pressionou desde os primeiros lances. Logo aos 4 minutos de partida, após escanteio curto em jogada ensaiada, Ericson subiu mais que a zaga e cabeceou para marcar, mas o juiz da partida anotou uma falta e anulou o gol gremista. 

Com 27 minutos, os visitantes quase marcaram com Gustavo, que recebeu cruzamento rasteiro e concluiu pra fora. 

O cenário geral do primeiro tempo foi com o Grêmio criando um grande número de jogadas por todos os lados e o gol era questão de tempo para sair. Aos 44 minutos, com boa arrancada pelo meio de Pedro Lucas, que precisou se manter em pé após tentativas de faltas, o meia gremista lançou Vini Paulista, que carregou na área e tocou para trás, achando Elias Manoel. O artilheiro da competição foi frio, segurou a corrida, dominou e com gol aberto tocou para fazer 1 a 0 para o Grêmio.

Na volta para o segundo tempo, o auxiliar técnico Ruimar Kunzel, que estava comandando a partida no lugar de César Lopes, suspenso, manteve a mesma equipe que iniciou a partida e venceu a etapa inicial em Eldorado do Sul. 

Se na primeira etapa, o gol saiu de um presente do Vini Paulista para Elias, o autor do primeiro gol retribuiu a assistência aos 4 minutos. Após receber em velocidade, ao entrar na área do Avaí, Elias tocou em diagonal, na segunda trave, para Vini Paulista completar para o fundo e fazer 2 a 0 para o Tricolor.

Aos 19 minutos, Ruimar Kunzel fez as primeiras substituições. Elias Manoel, Vini Paulista, Léo Gomes deixaram o gramado para entrada de Alison, Guilherme Beléa e Gazão. 

Até o fim do segundo tempo, o Grêmio foi valente e evitou as investidas e tentativas de reação do adversário. A equipe manteve o controle e pouco foi ameaçada pelo Avaí, que até chegou na área, mas sem efetividade.

Com 35 minutos, mais duas modificações na equipe. Bitello saiu para entrada de Caíque e Juan Christian entrou na vaga de Émerson. 

Aos 46 minutos, o Avaí descontou de pênalti deixando o placar em 2 a 1.

No fim da partida, a equipe do Avaí promoveu uma confusão que acabou com jogadores expulsos, entre eles, do Grêmio, o atleta Guilherme Beléa. 

A final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes será com dois confrontos entre Grêmio e Ceará, que superou o Fortaleza. Como tem melhor campanha que o adversário, o primeiro jogo será na casa do adversário e a grande final com mando do Tricolor. As datas ainda serão confirmadas pela CBF. 

Escalação:
Felipe, Leonardo Gomes (Alison), Ericson, Heitor e Thiago Rosa; Jhonata Varela, Bitello (Caíque) e Pedro Lucas; Émerson (Juan Christian), Vini Paulista (Gazão) e Elias Manoel (Guilherme Beléa).
Técnico: César Lopes (Auxiliar Ruimar Kunzel comandou neste jogo) 

Fotos: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Brasileiro de Aspirantes - Grêmio x Avaí