Transição

Grêmio vence o Ceará por 2 a 0 pelo Brasileiro de Aspirantes

Elias Manoel e Pedro Lucas marcaram os gols do Tricolor durante a segunda etapa

16 SET 2021 17:06 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio venceu a equipe do Ceará pelo placar de 2 a 0 na tarde desta quinta-feira (16), com o Grupo de Transição, pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Elias Manoel e Pedro Lucas marcaram os gols que deram mais três pontos, deixando a equipe com 8 pontos na tabela de classificação do Grupo C. O confronto do realizado no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, também contou com a participação de Léo Gomes, lateral-direito do elenco profissional que ficou de fora dos gramados tratando de recuperação após cirurgia e longa parada.

Logo nos primeiros minutos de jogo, a equipe do Grêmio já explorou bastante os lados com a experiência de Guilherme Guedes na esquerda e Léo Gomes no lado oposto. Wesley, mais avançado no setor ofensivo pelo lado direito, mostrou boa participação na maioria dos lances de perigo. Como já foi visto em outros jogos, Elias Manoel atraiu a marcação adversária, abrindo alguns espaços no meio para articulação de Pedro Lucas.

O time do Ceará também apostou nos lados, principalmente na esquerda, para chegar ao campo de ataque, deixando a atenção da zaga mais voltada para este lado do campo no primeiro tempo. Ao longo de toda a primeira etapa, as duas equipes mostraram certo equilíbrio no meio de campo. Os visitantes optaram pela cautela em atacar e reforçaram a marcação do meio para trás. Já o Grêmio, com o setor defensivo mais organizado, pode arriscar mais os avanços com boas jogadas que rondaram a área do Ceará.

No fim do primeiro tempo os visitantes chegaram a ameaçar o gol gremista com mais perigo. Aos 47 minutos, após boa chegada na área, a zaga tricolor precisou tirar uma bola quase sobre a linha para evitar a abertura do placar.

Após um primeiro tempo com algumas oportunidades, o técnico César Lopes voltou a mesma equipe que iniciou a partida e não demorou muito para o gol gremista sair. Aos 7 minutos, após Elias Manoel receber passe dentro da área, ganhar do marcador e tocar na saída do goleiro, o placar foi aberto para os donos da casa.

O segundo gol gremista chegou logo no minuto seguinte com Pedro Lucas. O Tricolor criou novamente pelo lado esquerdo, com Guilherme Guedes que conquistou território entre os marcadores. O cruzamento rasteiro para trás, no meio da área, chegou nos pés do camisa 10. Pedro Lucas dominou de letra e chutou com força para ampliar o placar em Eldorado do Sul.

O técnico César Lopes realizou as primeiras alterações aos 20 minutos da etapa complementar, mudando os dois laterais que iniciaram a partida, tirando Guilherme Guedes para a entrada de Thomas Luciano e o Thiago Rosa substituindo Léo Gomes, que voltou aos gramados após dois anos.

Com 28 minutos de segundo tempo, mais uma alteração promovida pelo técnico gremista. Émerson entrou no lugar de Elias Manoel, autor do primeiro gol gremista. Já aos 30 minutos, o Tricolor ficou em vantagem novamente, mas dessa vez, numérica. Após falta forte ainda no campo de ataque, o zagueiro do Ceará, Marcos Vitor, acabou sendo expulso com cartão vermelho direto.

Na reta final da partida, as duas últimas alterações no time do Grêmio. Velasco entrou no lugar de Pedro Lucas e Vitinho na vaga de Vini Paulista. Velasco ainda teve a chance de fazer o terceiro ao ficar livre na frente do goleiro, mas o arqueiro do Ceará impediu o gol gremista em boa defesa dentro da área.

Com o resultado, o Grêmio seguiu na segunda colocação com oito pontos no grupo C, um à frente do Corinthianns, terceiro colocado. O próximo compromisso pela última rodada na segunda fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes será no dia 23 de setembro, às 15h, fora de casa, contra a equipe do Figueirense, valendo a classificação às semifinais.

Escalação: Felipe Sheibig; Léo Gomes (Thomas Luciano), Ericson, Emanuel e Guilherme Guedes (Thiago Rosa); Gazão, Bitello e Pedro Lucas (Velasco); Vini Paulista (Vitinho), Wesley e Elias Manoel (Émerson).
Técnico: César Lopes.

Fotos: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Brasileiro de Aspirantes - Grêmio x Ceará