Base forte

Grêmio conquista vitória contra o Fortaleza pelo Brasileirão Sub-20

Tricolor pressionou durante toda a partida, mas marcou somente nos minutos finais

04 JUL 2021 17:03 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A equipe do Grêmio conquistou uma importante vitória na tarde deste domingo (4), pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, em jogo disoutado no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Com gols de Gustavo Martins e Lucas Alves, a equipe comandada pelo técnico César Lopes aplicou 2 a 0 no Fortaleza e chegou aos seis pontos na tabela de classificação. 

Com apenas 30 segundos de jogo o Grêmio já mostrou uma força ofensiva e pressão na saída de bola do Fortaleza. Velasco fez o desarme e deixou Gabriel Silva livre para o chute que foi defendido pelo goleiro Carlos. Com dois minutos, mais pressão na saída adversária e outro arremate com chance de gol. 

A equipe gremista manteve o mesmo ritmo ao longo de todo primeiro tempo, colocando o meio-campo avançado na saída de bola e forçando que o adversário se livrasse da bola rapidamente e cometesse muitas faltas nos primeiros minutos de jogo. 

Após os primeiros 20 minutos, os times começaram a se estudar mais. a equipe do Grêmio, comandada por César Lopes sofreu mais investidas pelo meio, mas conseguiu se manter firme na marcação. Os avanços do Tricolor gaúcho passaram a ser feitos mais pelos lados, usando Cuiabano e Lucas Kawan. Léo Fenga atraiu a marcação adversária em diversos momentos, criando mais espaço para Kevin atuar mais centralizado. 

Aos 44 do primeiro tempo, Gabriel Silva invadiu a área, passou por um marcador e chutou no cantinho, mas o goleiro conseguiu se esticar e colocar para linha de fundo em mais uma boa oportunidade criada pelos garotos do Grêmio.

Na volta do intervalo, o técnico César Lopes não promoveu nenhuma alteração, mantendo o mesmo time que começou a partida. 

Assim como no começo da partida, os primeiros minutos da etapa complementar foram de bastante intensidade gremista. Com um minuto do recomeço de jogo, Kevin recebeu um cruzamento feito pela esquerda, mas o lance foi parado após a bola tocar no braço do jogador. 

Aos quatro minutos, Cuiabano fez boa jogada pela esquerda e cruzou para área, mas Kevin não conseguiu chegar e tocar para o fundo do gol. Após isso, om cinco minutos, o técnico César Lopes realizou a primeira alteração, colocando Lucas Alves no lugar de Gabriel Silva.

Após várias faltas consecutivas por parte dos visitantes, o jogador Ítalo cometeu mais uma falta grave, levou o segundo amarelo e o vermelho, deixando os visitantes com um a menos na partida. 

César Lopes realizou mais duas trocas aos 25 minutos do segundo tempo, colocando Everton no lugar de Velasco e Macario na vaga de Kevin.

O Grêmio construiu diversas oportunidades aproveitando a vantagem numérica em campo. Aos 31 minutos, Macario recebeu cruzamento feito atrás da zaga, mas chegou atrasado e não marcou.

Aos 33 do segundo tempo, outras duas alterações, entrando Mateo Barrios no lugar de Léo Fenga e Lustosa substituiu Matheus.

O Tricolor ainda teve outra ótima oportunidade aos 35 da etapa final. Após forte chute de fora da área, o goleiro do Fortaleza não segurou e a bola sobrou livre para Macário, que tentou tirar do goleiro dentro da pequena área, mas o arqueiro conseguiu levantar o braço e tirar um gol quase feito do Grêmio. 

Aos 41 minutos, Macario fez boa jogada pela direita desarmando o defensor. Ronald pegou a sobra e tocou na esquerda para cruzamento de Mateo Barrios, mas o goleiro Carlos apareceu mais uma vez para fazer a defesa e evitar o gol do Grêmio.  

Já na reta final, com pressão Tricolor, o gol chegou aos 46 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio de Cuiabano, a bola desviou em Lucas Alves no primeiro pau e Gustavo Martins tocou para o fundo das redes abrindo o placar em Eldorado do Sul.

 

No minuto seguinte do gol gremista, aos 47, Lucas Alves recebeu no meio da zaga, entrou na área e tocou por baixo do goleiro e marcou o segundo gol da partida, garantindo a vitória do Grêmio.

A vitória colocou o Grêmio no G8 da classificação, com seis pontos somados em três partidas. O próximo compromisso será diante do Flamengo, na Gávea, no próximo domingo.

Escalação do Grêmio: Hugo, Lucas Kawan, Gustavo Martins, Gustavo Marins e Cuiabano; Velasco (Everton), Ronald e Gabriel Silva (Lucas Alves); Léo Fenga (Mateo Barrios), Matheus (Lustosa) e Kevin (Macario).
Técnico: César Lopes

Fotos: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Brasileiro Sub-20 - Grêmio x Fortaleza