Formando cidadãos

Atletas da base do Grêmio tem 97% de aprovação no currículo escolar

Clube tomou medidas importantes para aumentar a atenção com a educação dos estudantes

09 FEV 2021 14:48 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Mesmo em um ano diferente dos demais para diversos setores da sociedade, a preocupação com os protocolos de segurança para a manutenção da saúde também atingiu o setor escolar. Reforçando seus cuidados com seus atletas das categorias de base, o Grêmio se preparou para manter o índice positivo elevado, chegando aos 97% de aprovação entre jogadores em fase escolar no ano letivo de 2020. 

O Clube possui em seu quadro de atletas, crianças, adolescentes e adultos que mantem seus estudos, condição observada em praticamente todas as categorias. São mais de 130 atletas entre o Sub-14 e Sub-20, que estão estudando no ensino fundamental, médio, ensino de jovens e adultos (EJA), e universitários.

Além de questões legais como 75% de frequência escolar, a Coordenação Psicossocial realiza um trabalho de acompanhamento feito pela pedagoga Gheisa Neves, que em meio a pandemia, ajustou e monitorou as rotinas destes atletas em seu ambiente escolar, seja por aulas de reforço on-line, ou na criação de apoio familiar. O Clube também disponibilizou no Centro de Formação e Treinamentos de Eldorado do Sul, um laboratório para utilização de internet e estudos, frequentado em turnos inversos aos treinamentos. 

"A gente precisa formar cidadãos completos. Não só na questão de campo, mas trabalhar valores, responsabilidade e manter esse interesse deles pelos estudos", disse Gheisa Neves.

Sobre os alunos mais velhos que já estão cursando o ensino superior, Gheisa destacou que o Grêmio possui convênio com a Universidade La Salle para bolsas de estudo. 

Coordenador Geral das Categorias de Base, Francesco Barletta, reforça a importância dos fatores educacionais na formação do atleta dentro e fora de campo:

"É parte fundamental da boa formação de um atleta por tudo que representa. Está ligada com o lado cognitivo dentro de campo e além disso, poder aplicar fora de campo. Foi feito um esforço do clube para dar essa condição. Deste a instalação de uma sala preparada com computadores e internet até a disponibilização de uma pedagoga durante todo este período de pandemia."

Para o Assessor da Presidência Gustavo Schmitz, a missão do Grêmio com seus jovens, não é apenas de formar atletas e reforça a cada ano, o Clube busca sempre melhorar mais ainda seus números de aprovação escolar entre os estudantes: "Essa aprovação de 97% dos nossos atletas, alunos, demonstra a importância que o trabalho socioeducativo que o Clube vem oferecendo aos nossos atletas. Antes de qualquer outra coisa, temos que preparar cidadãos para a vida. A escola formal, esse ambiente é fundamental. O Grêmio não mede esforços em oferecer estrutura, não só de ambiente, informática, mas também de profissionais ligados à área socioeducativa. Estamos muito felizes com o resultado, mas não estamos satisfeitos ainda. Estamos sempre em busca de qualidade superior."

Divulgação Grêmio