Classificadas!

Fora de casa, diante do São Paulo, Gurias Gremistas alcançam classificação à próxima fase do Brasileirão A1

Grêmio empatou sem gols com o São Paulo e confirmou a sua classificação para a próxima fase. Encara o Corinthians, líder da competição, nas quartas de final

14 OUT 2020 21:25 | Atualizado em 15 OUT 2020 08:44 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

As Gurias Gremistas entraram em campo na noite desta quarta-feira, no Estádio Marcelo Portugal, em Cotia, São Paulo, para disputar a última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro. Para garantir a vaga, o Grêmio precisava apenas empatar com a equipe paulista e, em uma partida muito acirrada, alcançou o objetivo da classificação, empatando sem gols com as donas da casa.

Com o resultado, encerra a primeira fase da competição na 8ª posição, com 24 pontos. Encara agora o Corinthians, em data ainda a ser definida, pelas quartas de final do Brasileirão. 

Em campo, a técnica Patrícia Gusmão escalou Raíssa, Sinara, Andressa, Ana Alice, Rebeca, Pri Back, Tchula, Jane Tavares, Gisseli Mariano, Karol Lins e Karina.

A etapa inicial foi muito disputada, com ambas equipes construindo boas jogadas.  As donas da casa chegaram primeiro, logo aos 6 minutos pela direita, com um cruzamento rasteiro de Duda na área, mas a bola passou por todo mundo e ficou com a defesa tricolor. Minutos depois, após uma cobrança de falta, a bola saiu com perigo à direita da meta defendida por Raíssa.

Já o Tricolor não demorou a responder em um lance de contra-ataque, em que Karina, em condições, foi acionada na entrada da área. Recebeu o passe e tentou deslocar a goleira Carla, que saiu do gol para fazer a defesa, com 10 minutos jogados. As gurias seguiram pressionando e após uma sequência de escanteios, foi a vez de Pri Back colocar na área, no primeiro poste, mas a defesa afastou. No lance, Gisseli Mariano caiu na área, mas nada foi assinalado.

O São Paulo conseguiu chegar com perigo aos 20’, quando Jaqueline recebia um passe na área e dividiu com Raíssa - a goleira gremista defendeu. Em resposta, mais uma vez, Karina recebeu com liberdade na frente da área e chutou rasteiro. Mais uma defesa da goleira paulista.

Passados 33 minutos, o Grêmio teve uma chance em cobrança de falta frontal da intermediária de ataque. Pri Back cobrou, mandando direto, mas Carla defendeu em dois tempos, impedindo o que poderia ser o gol tricolor. Em seguida, foi a vez de Karol Lins fazer uma boa jogada, cortou a marcação e cruzou na área, da direita. A bola chegou a Karina, que dividiu com a zaga afastando pela linha de fundo.

Do outro lado, as adversárias chegaram com uma bola parada , em que a bola foi colocada na área, mas afastada pela defesa gremista. Em seguida, Gisseli Mariano foi a linha de fundo, pela esquerda e cruzou na pequena área. Carla saiu do gol para defender, com 37’.

Na reta final da partida, o Grêmio teve ainda uma chance em cobrança de falta, em que Karina colocou na área, houve o desvio e a bola chegou a Ana Alice, que mandou entre as pernas da goleira Carla, assinalando o primeiro gol, mas ele foi anulado por impedimento da zagueira. 

Aos 43’, Karina cobrou um escanteio, a bola chegou a Karol Lins que chutou forte a gol. A bola saiu raspando a trave direita da meta paulista.

As gurias voltaram com a mesma formação na etapa complementar. Mas o jogo nos 45 minutos finais passou a ficar mais travado, sem muitas chances claras de gol. O São Paulo chegou com perigo aos 10’, quando Giovana tentou a finalização, mas a zaga cortou a escanteio.

Pressionando a defesa tricolor, as paulistas obrigaram Raíssa a fazer uma linda defesa, após os 15 minutos iniciais. De fora da área, Yaya chutou em direção a meta gremista e a camisa 1 voou para defender, espalmando pela linha de fundo.

A técnica Patrícia Gusmão providenciou as suas primeiras substituições na partida, colocando Mayara e Marta nos lugares de Tchula e Rebeca, respectivamente.

Com o Grêmio postado mais defensivamente, as donas da casa persistiram e buscaram por mais vezes o ataque no segundo tempo. Mas o Tricolor também atacou, em uma das oportunidades com Karol Lins, que recebia dentro da área, pela meia esquerda, mas no lance, a arbitragem assinalou impedimento da atleta. 

Outra alteração providenciada pela comandante gremista foi a troca de Karina por Eudimilla, passada metade da etapa complementar.

O Grêmio teve uma boa chance em cobrança de falta, na reta final da partida. Pri Back colocou na área, mas a zaga cortou a escanteio, afastando o perigo. Outra chance saiu de um cruzamento da meia direita, em que Bruna subiu e desviou por sobre o gol.

Nos acréscimos, aos 46’, o São Paulo teve uma falta da esquerda, a bola foi colocada na área, Giovaninha tentou fazer o domínio, mas a zaga cortou.

Com o resultado, as Gurias Gremistas classificam para a próxima fase na 8ª posição, com 24 pontos e encaram o Corinthians, líder, no mata-mata. 


Fotos: Jéssica Maldonado | Grêmio FBPA

 

São Paulo 0x0 Grêmio (Brasileiro Feminino A1)