Trabalho

Categorias de base fecham terceira semana de treinos remotos

Comissões técnicas orientam trabalhos diários

31 JUL 2020 17:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Nesta sexta-feira, as categorias de base do Tricolor fecharam a terceira semana de treinamentos remotos. Com uma nova rotina e tendo o monitoramento à distância, atletas e profissionais da formação gremista usam criatividade e muito conhecimento para estimular os jovens atletas com diversas atividades remotas.

As seis categorias são orientadas por cada uma das comissões técnicas, de acordo com a montagem específica de seus profissionais, adaptando a rotina para cada faixa etária. Entre trabalhos físicos, técnicos, táticos e, inclusive, estudando a história do Grêmio, os garotos seguem ativamente o cronograma de trabalho proposto.

A categoria Sub-20 é a mais próxima de futuramente estar à disposição do elenco do Grupo de Transição e o profissional. Portanto, os treinos denotam uma carga mais próxima à essa realidade. O técnico Cesar Lopes conta como é a rotina. "Eles respondem questionários individualizados diariamente para sabermos como está a reação fisiológica deles aos treinamentos realizados. Analisando os vídeos que eles enviam dos trabalhos físicos, com o uso de aplicativos, conseguimos determinar o nível de força em que eles se encontram. Utilizamos outras ferramentas para que eles executem os exercícios físicos e técnicos. Automaticamente gera um ranqueamento completo da categoria e o nível de evolução em cada quesito determinado", contou.

Além da questão de aperfeiçoamento do corpo, a parte cognitiva é estimulada. "Também fizemos palestras com a análise de jogos em vídeo para ajustes de parte tática da equipe e entendimento do jogo. Tem sido muito boa a aceitação deles pelo trabalho.  É um processo novo pra todos nós mas estamos contentes com o resultado, pois os jovens têm demostrando um alto nível de profissionalismo", valorizou Cesar Lopes.

A rotina de treinos da categoria Sub-15, comandada pelo técnico Airton Fagundes, tambem tem foco no aprimoramento de todas as valências no transcorrer da semana. Além disso, a trajetória dos atletas formados na base que hoje compõem os profissionais do Clube são utilizadas como exemplo a ser seguido. " Essa semana fizemos uma palestra com vídeos dos atletas que estão no atual elenco profissional que vieram da base, para servir de estímulo e como um objetivo futuro para eles. A aceitação está sendo boa. Ao todo temos 27 atletas no elenco que são garotos e, mesmo com algumas dificuldades que possam acontecer em termos de estrutura e internet, eles tem conseguido cumprir os trabalhos estabelecidos", disse.

"O envolvimento de todos os profissionais do Clube na parte de formação tem preenchido integralmente o dia com atividades para todos. As comissões técnicas, psicologia, pedagogia, fisioterapia, preparação física estão munindo os garotos de muito material e informação", comentou Airton Fagundes, ao lembrar do trabalho integrado de todos os profissionais do setor na evolução diária.

Como não há a possibilidade de trabalhos presenciais e as atividades são remotas, a utilização da internet possibilita que a abordagem com vídeos seja ainda mais potencializada. Assim acontece na categoria Sub-14. "Os treinos são elaborados dentro da estrutura física individual de cada um, e a resposta tem sido muito positiva, os atletas tem tido uma postura e comprometimento exemplares. Outro fator que vale ressaltar, são as dinâmicas teóricas objetivando que os atletas pesquisem mais sobre a história do clube, e isso também tem sido super positivo", salientou o técnico Dedé Mello.

O comandante da categoria explica o funcionamento. "Nós aplicamos um quiz abordando vídeos que mostram as conquistas do Clube. Nessa disputa procuramos ressaltar também as pessoas que trabalham no nosso dia a dia, como o ex-zagueiro Ancheta, e os ex-volantes Carlos Miguel e João Antônio. Tem sido bem legal. Quarta que vem vamos assistir lances da final do Mundial de 1983 para depois debater sobre os detalhes dessa partida histórica", completou.

Até a liberação dos trabalhos presenciais, as equipes seguirão mantendo esta rotina com trabalhos diários durante a semana, sempre entre as segundas e sextas-feiras.