Memória

Há 30 anos, Grêmio se tornou o primeiro Supercampeão Brasileiro da história

Título foi disputado em 1990 contra o Vasco da Gama

18 ABR 2020 10:17 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Há exatos 30 anos, o Grêmio conquistava o título da Supercopa do Brasil, competição criada em 1990 pela Confederação Brasileira de Futebol que confrontava o Campeão Brasileiro do ano anterior (Vasco da Gama) e o Campeão da Copa do Brasil (Grêmio).

Por falta de datas no calendário do futebol brasileiro naquela época, os clubes envolvidos e a CBF decidiram que o troféu seria entregue ao time que obtivesse o melhor desempenho no confronto direto que ocorreria pela 1º fase da Libertadores de 1990. Além de valer os pontos para frase de grupos da competição continental, os jogos de ida e volta valeriam o título de Supercampeão do Brasil.

No primeiro duelo, dia 14/03/1990, no Estádio Olímpico Monumental, vitória gremista por 2 a 0, gols de Nilson e Darci. 

O título veio no jogo de volta, dia 18/04/1990, no Estádio em São Januário, depois de um empate em 0 a 0.

Embora, o troféu  até hoje não tenha sido entregue ao Clube pela CBF,  o Grêmio encaminhou ofício à Confederação solicitando o envio. A requisição foi acolhida positivamente.  De qualquer  forma, a conquista está escrita para sempre na história pioneira do Tricolor.

O Grêmio foi campeão com: Mazaropi, Alfinete, Luís Eduardo, Vilson e Hélcio; Jandir, Lino, Cuca e Darci; Nilson e Paulo Egídio.
Técnico: Evaristo Macedo

Foto: Museu do Grêmio