Diplomacia

Grêmio recepciona Associação Uruguaia de Futebol na Arena

Clube sediou evento da AUF para troca de experiências sobre desenvolvimento do futebol

18 JUN 2019 21:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A fim de estreitar laços institucionais, culturais e comerciais, o Grêmio abriu as portas da Arena para a Associação Uruguaia de Futebol na noite desta terça-feira, como parte do Evento de Diplomacia Desportiva AUF-Brasil, promovida pela Associação do país vizinho. O presidente em exercício do Conselho de Administração Adalberto Preis representou o Clube no encontro, que recebeu o presidente da AUF Ignacio Alonso, representantes do Departamento Jurídico do Clube, da Federação Gaúcha de Futebol e da prefeitura de Porto Alegre.

Coube ao presidente em exercício do Grêmio Adalberto Preis dar as boas-vindas e saudar a comitiva uruguaia na Arena, cumprimentando a todos e exprimindo o orgulho de sediar um evento proposto para estreitar relações entre múltiplas partes responsáveis pelo desenvolvimento do esporte na América Latina. Em seu discurso o presidente do Grêmio valorizou todos os laços culturais entre Grêmio e Rio Grande do Sul com o país vizinho.

Presidente da Asociación Uruguaya de Fútbol, Ignacio Alonson também fez uso da palavra para saudar todos os presentes e agradecer a disponibilidade do Tricolor em receber o Evento de Diplomacia. Ignacio também destacou a ligação entre os países e os resultados que a parceria pode trazer. Ele foi precedido de Fernando Sosa, advogado e conselheiro da AUF.

Por fim, o diretor jurídico Nestor Hein cumprimentou os presentes em espanhol e fez um discurso de proximidade entre o Grêmio, o Rio Grande do Sul e o país. Após as falas, foram exibidos vídeos institucionais do Grêmio e da Associação Uruguaia, exaltando as histórias do tricampeão da América e da seleção, primeira e maior campeã da Copa América. Houve também troca de camisas entre as partes, com o Grêmio presenteando a AUF com a tradicional camisa celeste.

O vice-presidente do Conselho Deliberativo Alexandre Bugin se fez presente ao lado do vice-presidente do Conselho de Administração Paulo Luz, do chefe de gabinete Marco Bobsin, do CEO Carlos Amodeo, do executivo de marketing Beto Carvalho, do executivo de finanças Fabiano Wurdig e do diretor de futebol Deco Nascimento. O Departamento Jurídico foi representado pelo executivo Guilherme Stumpf, os diretores Nestor Hein e Leonardo Lamachia e os advogados Bruna Kellermann, Henrique Dalla Vecchia e Henrique Soares.

Durante o Evento de Diplomacia os representantes das entidades que trabalham com esporte no Rio Grande do Sul trocaram experiências sobre o trabalho no Brasil e no Uruguai, debatendo suas formas de atuação e as diferentes influências que agem em torno das associações esportivas de países com culturas e realidades sócio econômicas distintas.

Acompanharam o presidente da Associação Uruguaia de Futebol os membros do Comitê Executivo Gastón Tealdi e Fernando Sosa. Também compuseram a delegação uruguaia o presidente da Mesa Executiva da 2ª Divisão do Uruguai Elías Zumar e o delegado Lorenzo Albano. A Conmebol também foi representada pelo coordenador do Comitê Organizador Local da Copa América em Porto Alegre, Maurício Andrade. Já a Arena foi representada pelo presidente Mauro Araújo. Pela prefeitura de Porto Alegre, o diretor de esportes Rodrigo Kandrik expôs os trabalhos realizados pelo Paço Municipal. Também participaram os sócios do escritório Mondadori, Farias e Oronoz Advogados, Marcelo Oronoz, Maurício Mondadori e Matteuz Dutra.

O Evento de Diplomacia Desportiva AUF-Brasil foi realizado em Belo Horizonte na última segunda-feira e está previsto para ocorrer no Rio de Janeiro, na próxima semana. A proposta do encontro é estreitar relações institucionais a curto e médio prazo, reafirmar valores de identidade local e gerar troca entre as marcas AUF e seleção uruguaia e agentes importantes no desenvolvimento do esporte nos locais que receberão o Uruguai durante a Copa América. Nesta terça-feira a delegação uruguaia também visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai, no bairro Moinhos de Vento.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Grêmio recepciona Associação Uruguaia de Futebol