Desenvolvimento

Atletas da Sub-14 participam de atividade cognitiva na PUCRS

Garotos fizeram atividades de desenvolvimento na universidade

18 DEZ 2018 14:19 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Os atletas da categoria Sub-14, juntamente com a comissão técnica e coordenadores das categorias de base, passaram a tarde da última segunda-feira no Parque Esportivo da PUCRS. Atividades motoras foram efetuadas para estimular o desenvolvimento cognitivo na Sala de Ginástica do local.

A atividade foi coordenada pela psicóloga das categorias de base do Grêmio e também professora da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, Fernanda Faggiani, que buscou aproximar o trabalho de formação realizado no Clube com os conhecimentos produzidos no contexto acadêmico.  "A proposta da atividade foi realizar tarefas específicas direcionadas a habilidades cognitivas, além de produzir conhecimento e aproximação dos atletas com o ambiente universitário", relata Fernanda.

Os garotos tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar outros ambientes esportivos de modalidades distintas a que estão acostumados no dia a dia do futebol. Para Bruna Almada, assistente da coordenação técnica, “a iniciativa é válida e vai ao encontro do que pensamos para o processo de formação do atleta. Ao apresentar e realizar tarefas com ênfase nas habilidades cognitivas, visamos a potencialização do desenvolvimento esportivo do atleta, alem de auxiliá-lo na sua evolução dentro da modalidade”.

A aproximação entre a universidade e o futebol é considera importante para o coordenador do setor psicossocial, Gustavo Fragoso, visto que no Brasil ainda existe muita distância entre Universidade e o futebol. Para Gustavo. “O Grêmio sai mais uma vez na frente aproximando o futebol com as áreas da psicologia e educação da PUCRS, permitindo aos atletas uma aproximação com um ambiente acadêmico, ambiente de conhecimento e um ambiente de ciência, pois o esporte é ciência”, ressalta o coordenador.

A ação deverá ser mantida para proporcionar essa experiência com as demais categorias do Clube para o ano de 2019.