Invictos

Sub-20 fecha excursão de forma invicta na Europa ao bater o Sporting

Grêmio derrotou a equipe de Lisboa nesta segunda-feira

08 OUT 2018 15:58 | Atualizado em 08 OUT 2018 17:15 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio fechou em grande estilo a excursão invicta pela Europa. Na tarde desta segunda-feira, em Portugal, bateu o Sporting em sua academia, localizada na capital Lisboa. O Tricolor derrotou a equipe local pelo placar de 4 a 3, com gols anotados por Sávio, Jhonata Robert e Matheus Goiano (2).

Os donos da casa abriram o marcador e o Grêmio empatou em seguida. Logo ampliaram a vantagem para 3 a 1. Mesmo assim o Tricolor mostrou poder de reação para buscar a virada no placar e fechar os amitosos com mais um triunfo em solo lusitano.

"Encerramos a excursão de forma positiva não só pelos resultados e a invencibilidade, mas também demostrando ótimos desempenhos individuais e coletivos. Conseguimos dar oportunidade para todos os atletas atuarem, usando o elenco de forma completa nas partidas. Tambem observamos algumas situações a serem melhoradas, assim como a certeza do acerto em algumas situações desenvolvidas no trabalho. O melhor da viagem posso dizer que foi a confirmação da evolução na qualidade técnica dos nossos jogadores, mostrando a capacidade de improvisação quando necessário. Tenho certeza que esta experiência será importante no processo de formação e, quem sabe, um futuro aproveitamento nos profissionais", disse o técnico Cesar Lopes.

O Tricolor fechou as seis partidas pela Espanha e Portugal com cinco vitórias e um empate. Ao todo foram 25 gols marcados e 8 sofridos. O artilheiro da equipe acabou sendo o atacante Matheus Goiano, com cinco bolas na rede, seguido do outro atacante, Sávio, com quatro gols anotados.

"Fiquei honrado por chefiar a delegação nesta excursão. Foi um grande aprendizado para todos, no convívio com nossa comissão técnica, atletas e apoio. A gurizada se portou muito bem, tendo uma postura exemplar nos jogos e no dia a dia. Mostraram entrega e capacidade de adaptação quando os jogos foram disputados em piso sintético. Acompanhar a rotina da equipe em deslocamentos e conhecendo as estruturas das equipes européias foi uma grande experiência. É uma carga de aprendizado importante para todos os profissionais que represantaram o Grêmio na Europa", comentou o assessor adjunto da presidência Eduardo Fernandes.

Agora o foco volta para a sequência da disputa da Copa Sul Sub-19, com o próximo compromisso diante do Figueirense em Santa Catarina.

"Nosso objetivo com esta viagem foi de mostrar o trabalho desenvolvido no Grêmio e fundamentalmente proporcionar uma vivência específica aos nossos atletas e comissão técnica, tendo um contato com diferentes escolas de futebol. Encaramos um clube espanhol e os clubes portugueses, sendo dois dos principais do país, mais o Braga, que investe forte na formação de atletas. Tudo que é relacionado ao futebol é muito organizado, com grandes estruturas. O nosso desempenho foi muito bom nas partidas, com a capacidade de adaptação dos nossos jogadores acontecendo nas diferentes situações que se apresentaram. Notamos que o pessoal conhece o Grêmio e acompanha o futebol brasileiro. Tivemos uma grande experiência social, ao conviver com uma nova cultura. Essa viagem abre horizontes para o Clube e sabemos que novos convites para excursões e torneios acontecerão no futuro", frisou o coordenador técnico Wagner Gonçalves.

Após pouco mais de uma semana na Europa, a delegação gremista tem chegada prevista para a noite desta terça-feira em Porto Alegre.

Escalação: Léo Steffen (Gabriel Chapecó); Petterson (Léo Bicca), Emanuel, Heitor e Kazu (Matheus Nunes); Jhonata Varela (Josiel), Gabriel Biteco e Rildo (Bitello); Jhonata Robert (Abreu), Léo Chú (Lucas Grossi) e Sávio (Matheus Goiano).

Técnico: Cesar Lopes.

Lista de amistosos (horário de Brasília)

02/10 - 13h - Celta de Vigo 3 x 6 Grêmio

03/10 - 6h - Braga 2 x 2 Grêmio

04/10 - 5h - Porto 0 x 1 Grêmio

06/10 - 6h - Marinhense/POR 0 x 2 Grêmio

06/10 - 12h - Vidreiros/POR 0 x 10 Grêmio

08/10 - 12h - Sporting 3 x 4 Grêmio

Foto: SC Braga/divulgação.