Brasileirão

Grêmio com maior posse de bola, mas não vence o Vasco em São Januário

Tricolor não foi efetivo e acabou derrotado por 1 a 0

22 JUL 2018 18:00 | Atualizado em 23 JUL 2018 10:52 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Nesta tarde de domingo, 22, o Grêmio enfrentou o Vasco, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, no jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de maior posse de bola e superioridade na partida, o Tricolor acabou derrotado pelo placar de 1 a 0.

O jogo começou favorável para os cariocas, que tiveram mais intensidade nos minutos iniciais, tanto que abriram o marcador logo aos 2’, com Andrés Ríos. No decorrer da etapa, o Grêmio se reorganizou e passou a ter o domínio do jogo. O Vasco teve um jogador expulso aos 31’, o que motivou o técnico Renato a providenciar sua primeira alteração, tirando Marcelo Oliveira para colocar Marinho, e assim buscar mais ofensividade. Mesmo controlando as ações e criando por mais vezes, o Tricolor não chegou a marcar.

Na etapa complementar, seguiu superior, mas teve dificuldade em furar a defesa adversária. O técnico Renato fez suas outras substituições: aos 14’, colocou Douglas no lugar de Léo Moura e aos 23, Jael na posição de Jailson.

Com o resultado, o Grêmio não soma pontos nesta rodada e segue com 23, ocupando momentaneamente a sexta colocação.


Primeiro Tempo

A partida iniciou favorável para os donos da casa, que logo aos 2 minutos conseguiram abrir o marcador com Andrés Ríos. Pela esquerda, Henrique fez um cruzamento na área para p atacante, que dividiu com Geromel e conseguiu encobrir Marcelo Grohe, abrindo o placar no São Januário. No minuto seguinte, de longa distância, Andrey arriscou e mandou uma bomba, obrigando o goleiro gremista a espalmar para escanteio.

O Tricolor tentou responder aos 7 minutos, com uma jogada entre Luan e André. Ao receber o último passe, o camisa 7 tentou a jogada pela esquerda, mas foi barrado por Luiz Gustavo. Em outra oportunidade, Ramiro foi até a linha de fundo e tentou o cruzamento, mas Ricardo Graça conseguiu cortar.

O Vasco chegou novamente com perigo aos 13’. Andrey lançou Yago Pikachu na esquerda. O meia ficou de cara com Grohe, que conseguiu fazer mais uma grande defesa.

O Grêmio ameaçou com uma jogada iniciada por Everton, que cruzou para André na área. O centroavante tentou receber, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo.

Com 20 minutos, Yago Pikachu levou perigo a meta gremista ao cobrar uma falta e obrigar, mas uma vez, Grohe a fazer outra difícil defesa. Já o Grêmio tentou responder na sequência. Em cobrança de escanteio, Luan colocou no primeiro poste, mas a bola foi afastada pela defesa carioca. Em mais uma chance, Jailson chutou de fora da área, Martin defendeu. A bola ficou viva na área até chegar a Marcelo Oliveira, que finalizou, mas mandou à esquerda do arqueiro adversário. No lance, os gremistas pediram pênalti em André, mas nada foi assinalado.

Aos 28’, uma nova tentativa do Grêmio se desenhou com Cícero, que fez um lançamento na área buscando André, mas Ricardo Graça dividiu com o centroavante e levou a melhor, afastando de cabeça.

Quando o Grêmio tramava jogada pelo meio, com Luan, Henrique, já amarelado, desarmou o camisa 7 com um carrinho, cometendo falta forte sobre o atacante. Consequentemente, recebeu novo amarelo e foi expulso da partida. Na cobrança da falta, Ramiro levantou na área para Geromel, que desviou de cabeça, mandando para fora, à direita de Martin.

Já nesta primeira etapa, o técnico Renato Portaluppi mexeu na equipe. Aos 37 minutos, tirou Marcelo Oliveira, para colocar Marinho.

Na reta final, mais uma chance em bola parada, quando Ramiro cobrou uma falta da intermediária, mais uma vez na cabeça de Geromel, que mandou por sobre a meta vascaína. No lance seguinte, foi a vez de Luan tentar colocar a bola na área para Ramiro, mas o goleiro se antecipou e fez a defesa com tranquilidade.

Jogo finalizou aos 48'.


 

Segundo Tempo

Antes do primeiro minuto o Grêmio já chegou ao ataque com Marinho, que de longa distância, finalizou, mas para fora. Logo na sequência, pela esquerda, criou novamente com Everton, que dominou e chutou, mas Martin defendeu dando rebote. Luan pegou a sobra e arrematou de canhota, mas a bola foi para fora.

Aos 6 minutos, o Tricolor tentou com Marinho, que fez um cruzamento na área, mas a bola saiu pela linha de fundo. Dois minutos depois, Geromel desceu pela direita e levantou na área. A defesa carioca cortou.

Aos 12’, uma nova chance surgiu com um lançamento de Léo Moura na área. Everton dominou e finalizou, mas a arbitragem anulou a jogada por falta de Cícero em defensor.

Substituição: Saiu Léo Moura, entrou Douglas, aos 14’.

Na sua primeira participação na partida, o camisa 10 cobrou para Ramiro, que fez um cruzamento na área para Cícero. O volante cabeceou, mas mandou por sobre o gol. Na sequência, Everton avançou em velocidade pela esquerda e cruzou, mas a bola passou por Luan, sem que o atacante conseguisse efetividade na finalização.

Aos 17’, o Grêmio teve uma falta na extrema esquerda. Luan cobrou no primeiro poste, mas a zaga logo cortou, mandando a escanteio.

Quando contra-atacava, o Vasco também levava perigo. Aos 21’, Pikachu cruzou na área, mas Geromel subiu e cortou o perigo. Em seguida, Thiago Galhardo recebeu na direita e chutou. A bola foi interceptada por Bressan, que mandou a escanteio.

Substituição: Saiu Jailson, entrou Jael, aos 23’.

Uma das melhores chances gremistas surgiu aos 24 minutos, quando da extrema direita, Douglas cobrou uma falta, a bola chegou a André que finalizou no centro do gol, mas Martín Silva fez a defesa.

Já aos 29’, em nova oportunidade, Ramiro colocou a bola na área, Jael desviou, mas Pikachu fez o corte.

Os adversários tentaram com Paulo Vitor, em contra-ataque pela esquerda, tentou invadir a área, mas acabou caindo, pedindo pênalti. Nada assinalado. Em seguida, o atacante recebeu um lançamento na direita e cruzou rasteiro na pequena área. A defesa gremista cortou com Ramiro.

O Vasco passou a pressionar. Aos 34’, Thiago Galhardo passou pela defesa, pela direita e chutou cruzado. Grohe caiu para fazer a defesa.

Três minutos depois, Douglas fez uma cobrança de escanteio na área, Pikachu afastou, mas Everton pegou a sobra e chutou de primeira, mas para fora.

Aos 44’, quase que o Grêmio empatou. Everton levantou na área da esquerda, o arqueiro vascaíno afastou de soco e Marinho pegou a sobra. O atacante finalizou, mas a defensiva cortou.

Já quatro minutos depois, Everton ganhou dividida e a bola sobrou para Cícero, que finalizou, ms Martin defendeu.

Jogo finalizou aos 52’.


Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA

 

Vasco x Grêmio 22/07/18