Seminário de Capacitação

Análise do mercado da bola no Brasil e no mundo é destaque de Seminário promovido pelo CD 

 Fernando Ferreira, diretor da Pluri Consultoria,   foi o convidado da segunda edição do evento

16 JUL 2018 22:09 | Atualizado em 17 JUL 2018 10:16 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

“Desafios e oportunidades no novo cenário da gestão do futebol” foi o tema de nova edição  do Seminário de Capacitação para Futuros Dirigentes realizado na  noite desta segunda-feira, 16, no auditório da Arena. O encontro que tem como objetivo  identificar e qualificar potencias dirigentes para funções estratégicas dentro da instituição, teve como palestrante o economista Fernando Ferreira, fundador da  Pluri Consultoria e da Sportfood, primeira rede de gastronomia para clubes de futebol e que deu origem à Hamburgueria 1903. 
O evento, destinado aos associados do Clube,  reuniu uma plateia de quase 200 participantes.
 
Compuseram a mesa de abertura do evento,  o vice presidente do Conselho de Administração Paulo Luz, o vice presidente do Conselho Deliberativo Alexandre Bugin, o  Coordenador da Comissão de Planejamento Estratégico do Clube Carlos Diehl e o CEO Carlos Amodeo. 

Paulo Luz saudou a todos os presentes e exaltou a importância do evento organizado pelo CD em plena maturidade política que o Clube está vivendo: "É muito bom ter a oportunidade de abrir um evento como esse  num  momento especial como o que estamos vivendo atualmente. Temos plena consciência sobre esse processo, ele tem sido essencial à caminhada que estamos construindo. Temos que ter  responsabilidade de saber criar  consecução política e discernimento para mantermos o Grêmio num padrão evolutivo", destacou o dirigente.
Antes de iniciar a palestra, Ferreira discorreu sobre a sua forte relação com o Grêmio desde a juventude mesmo tendo nascido fora do Rio Grande do Sul e da identidade criada pelo torcedor gremista. 

Durante a sua explanação, o economista comparou o panorama atual e, segundo ele,  desafiador do futebol brasileiro à realidade dos clubes estrangeiros. O aumento da influência e ampliação de mercado dos clubes europeus de outras formas massivas  de entretenimento foram citados como exemplo. " O apelo dos clubes europeus tem impactado fortemente nos negócios, especialmente sobre o  consumo do público mais jovem. Outras alternativas de informação e de entretenimento como as redes socias, aplicativos e redes de streaming  têm dividido a atenção do torcedor e muitas vezes tirado ele de dentro do estádio, por que o futebol se tornou caro no Brasil", sublinhou. 

O consultor também falou  sobre instituições que implantam práticas empresariais e a  importância em separar a gestão profissional da política: "Alguns clubes com marca forte e bem geridos não tem a necessidade de se tornar uma empresa para sobreviver. Outros sim, necessitam dessa estratégia para não sucumbirem a uma possível crise originada por um resultado desfavorável em campo e que muitas vezes acaba por levar o clube a uma disputa política", ressaltou Ferreira. 

Depois de uma hora e meia de apresentação, o Seminário foi marcado pela interação da plateia com  perguntas encaminhadas ao palestrante. 

Ao final, Ferreira foi presenteado pelo conselheiro Carlos Diehl com uma camisa tricolor personalizada.  O Seminário foi encerrado por Carlos Bugin que agradeceu a todos os presentes e exaltou a importância do evento que segundo ele tem contribuído e ao mesmo tempo endossado a política de profissionalização estabelecida pelo Clube. "É importante ver que algumas coisas apresentadas aqui hoje pelo nosso convidado, já fazem parte da nossa realidade e isso reforça a nossa convicção de que  estamos no caminho certo. Em breve teremos uma nova leva de dirigentes com visão ainda mais responsável, competente  e profissional, do que já tivemos no passado."

 

Fotos: Rodrigo Fatturi | Grêmio FBPA

 

Seminário Capacitação de Dirigentes - 16/07