Especial

Capítulo 11: que venham as próximas conquistas!

Grêmio volta aos treinos nesta segunda-feira já de olho nas decisões

24 JUN 2018 12:00 | Atualizado em 22 JUN 2018 15:52 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Enquanto lembrávamos das conquistas e dos bons momentos do primeiro semestre os donos da América descansaram o corpo e a cabeça. Agora, passados os dias de férias, é hora de voltar ao trabalho e focar nas decisões que temos adiante. Em julho retomamos o Campeonato Brasileiro, e em agosto o Tricolor decide seu futuro na Copa do Brasil e na Conmebol Libertadores.

Para seguir na busca pelo hexacampeonato da Copa do Brasil o Grêmio terá de deixar o Flamengo para trás. O primeiro encontro com os cariocas abre o movimentado mês de agosto – a Arena recebe a partida às 21h45 do dia 1º. Tudo ocorrendo conforme o esperado, o Grêmio sairá classificado do Maracanã na madrugada do dia 16 de agosto.

Sete pontos à frente do Tricolor, o Flamengo foi para o recesso da Copa do Mundo na liderança do Campeonato Brasileiro, com 27 pontos conquistados em 12 jogos, 75% de aproveitamento. Mas para o segundo semestre haverá desfalques. Na última quinta-feira Vinicius Junior se despediu do Clube, a caminho do Real Madrid. Quem também deixa os cariocas é o centroavante Felipe Vizeu, que vai jogar na Itália. Por outro lado, o peruano Paolo Guerrero mantém expectativa de ser liberado para jogar.

Na Conmebol Libertadores a decisão é contra o Estudiantes, e os jogos das oitavas de final também estão marcados para agosto. Por ter feito a segunda melhor campanha da fase classificatória o Grêmio decide a vaga às quartas jogando na Arena. Dessa forma, o primeiro jogo acontece no moderno Ciudad de La Plata, na cidade homônima, às 21h45 do dia sete. A partida de volta, em Porto Alegre, será no dia 28.

Os argentinos se classificaram às oitavas da Libertadores com oito pontos, no Grupo 6. Nos seis jogos que disputaram, obtiveram duas vitórias e dois empates – perderam os dois jogos para o Santos, primeiro do grupo. Capitão do time campeão da América em 2009, Juan Sebastián Verón é hoje presidente do clube. Em campo o Grêmio pode se reencontrar com Gastón Fernández.

Grêmio e Estudiantes reeditam, 35 anos depois, o duelo histórico da campanha do primeiro título continental do Tricolor. Na ocasião, vencemos os argentinos por 2 a 1 no Olímpico e empatamos em 3 a 3 na Argentina, no jogo que ficou conhecido como A Batalha de La Plata.

Por fim, o primeiro compromisso no retorno do Brasileirão é contra o Atlético Mineiro, às 21h45 do dia 18 de julho. Na sequência o Tricolor visita o Vasco, recebe o São Paulo e vai a Chapecó antes de receber o Flamengo pela Copa do Brasil. Avante, Grêmio! Queremos as Copas!

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA