Especial

Capítulo 1: a volta dos tricampeões

No vestiário do CT Luiz Carvalho moldamos os próximos títulos

14 JUN 2018 12:28 | Atualizado em 14 JUN 2018 12:38 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Classificado na Conmebol Libertadores e na Copa do Brasil, o Grêmio começa o recesso para a Copa do Mundo nesta quinta-feira, depois do empate em 0 a 0 com o Sport pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. E enquanto os Donos da América descansam, o site do Clube apresenta, a partir de hoje, uma retrospectiva do primeiro semestre tricolor.

Até o dia 24, véspera do retorno dos jogadores, os gremistas terão acesso a um resgate dos principais momentos e das principais personagens desses primeiros seis meses de 2018. Serão onze capítulos relembrando os títulos, os melhores jogos e os destaques do time de Renato Portaluppi. Que seja dado o pontapé inicial.

Os tricampeões da América querem mais

A temporada 2018 começou mais tarde para o grupo principal do Grêmio. Não por menos. Depois de 22 anos o Tricolor reconquistou a América e disputou o Mundial de Clubes nos Emirados Árabes. Os heróis entraram em férias mais tarde e reapresentaram-se no CT Luiz Carvalho no dia 18 de janeiro, um dia após a abertura do Campeonato Gaúcho com o time de transição.

De contrato renovado, Renato Portaluppi foi a grande contratação para a temporada. Sua manutenção encheu os gremistas de esperança: mais um ano de glórias estava por começar. E enquanto alguns jogadores deixaram o Clube, outros chegaram: Thaciano, Alisson, Thonny Anderson, Paulo Miranda e Madson foram os primeiros reforços para as disputas do Campeonato Gaúcho e da Recopa Sul-Americana.

Na abertura da Pré-Temporada Laghetto Hotéis, Renato agradeceu ao grupo por todos os momentos em que foi interrompido durante suas férias no Rio de Janeiro. Afinal, o Rei do Rio potencializou sua idolatria ao conduzir o Grêmio no caminho do tricampeonato da América.

Para mim é um prazer estar de volta ao meu clube de coração, com esse grupo maravilhoso, com a chegada de alguns jogadores. Eu não tive paz no Rio de Janeiro por causa da nossa torcida. Uma coisa gostosa, que me deixou bastante feliz. Pela empolgação, pelo agradecimento que cada torcedor fez a mim. Em nome de todos vocês. Então feliz 2018 a todos, e que nós possamos ir um pouco além do sucesso do ano passado. É um ano de muitas cobranças, e os culpados são vocês pelo que apresentaram e jogaram ano passado. E esperamos dar continuidade ao trabalho do ano passado para continuar dando mais alegrias à nossa torcida. Se ela fica mais exigente, a culpa é de vocês também. Importante é a felicidade dela”, sentenciou o gênio gremista.

Comandante máximo do Grêmio, o presidente Romildo Bolzan expressou o orgulho de ver o Clube representando uma nação no Mundial de Clubes, elevando o espírito esportivo a níveis além-gramado. Para o mandatário tricolor, a presença do Grêmio nos Emirados Árabes foi muito além da técnica: representou, também, um exemplo na formação de jovens.

"Eu não consigo tirar da cabeça: no final do Mundial, quando tivemos os encontros com os dirigentes da Fifa e do Real Madrid, para eles a única coisa que importava era vencer. Não tinha outro resultado. Para nós, vencer é importante. Mas a honra, representar uma nação, ter uma situação de absoluta identificação e empatia, de homens como vocês, com a torcida, se relacionando com a sociedade, dando respostas, exemplos e, acima de tudo, valores de comportamento, isso também é sinal de extrema relevância na formação de muitas pessoas que olham vocês e se espelham para atitudes e gestos”.

Foi na tarde quente de 18 de janeiro que o Grêmio deu seu primeiro passo na temporada. No vestiário do CT Luiz Carvalho foram construídos os títulos da Recopa e do Campeonato Gaúcho. Com a liderança de Renato Portaluppi, o retorno do capitão Maicon e a confiança dos tricampeões do continente. Amanhã, dia 15, lembraremos do primeiro título do ano. Na noite em que o Grêmio se tornou o Dono da América.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Imagens: GrêmioTV / Divulgação

Reapresentação Grupo Principal Grêmio 18/01/18